Vídeo que registrou o momento foi apagado do canal de Boulos no YouTube. Em nota, a campanha do candidato do PSol disse que não solicitou nem autorizou a mudança no hino
Publicado 28 de agosto de 2024 às 11:14
O deputado federal General Girão (PL-RN) apresentou uma denúncia à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Guilherme Boulos, nesta terça-feira (27), devido ao uso de linguagem neutra na execução do Hino Nacional durante um comício do candidato à prefeitura de São Paulo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também esteve presente no evento, que aconteceu no sábado (24) no bairro do Campo Limpo, zona sul da capital paulista.
A polêmica surgiu quando a cantora Yurungai interpretou o Hino Nacional alterando a frase “dos filhos deste solo” para “des files deste solo…”. Em sua denúncia, protocolada na tarde desta terça, Girão argumentou que a modificação deliberada da letra do Hino para incluir pronomes neutros não é permitida pela legislação vigente.
O deputado citou a Lei nº 5.700/1971, que determina a execução integral do Hino Nacional, sem alterações, e exige que todos os presentes mantenham uma postura de respeito durante a execução. Girão sustenta que a conduta de Boulos pode configurar contravenção, sujeita à aplicação de multa.
“Diante disso, busco junto ao Ministério Público, por meio dessa denúncia, a devida penalização dos agentes políticos que capitanearam o evento com desrespeito a um dos símbolos nacionais mais importantes de qualquer nação”, afirmou o parlamentar.
Em suas redes sociais, o deputado federal também falou sobre o assunto ao publicar o vídeo do momento polêmico. “Ultraje ao nosso símbolo nacional. Em evento do PT, intérprete entoa o nosso lindo hino usando linguagem neutra. Uma afronta à língua portuguesa e um ultraje à letra do nosso hino. Todos os patriotas deveriam se sentir enojados com tamanha infâmia cometida. Absurdo!”, escreveu Girão.
Ver essa foto no Instagram
Após críticas, o vídeo que registrou o momento foi apagado do canal de Boulos no YouTube. Em nota, a campanha do candidato do PSol disse que não solicitou nem autorizou a mudança no hino e ainda colocou a responsabilidade do episódio para a produtora que organizou o comício.
“A campanha, em momento algum, solicitou ou autorizou alteração na letra do Hino Nacional interpretado na abertura do comício no último sábado, 24, na Zona Sul da cidade. A produtora, organizadora do evento, foi responsável pela contratação de todos os profissionais que trabalharam para a realização da atividade, incluindo a seleção e o convite à intérprete que cantou o Hino Nacional”, afirmou a campanha de Boulos em nota.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________