O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, somou seus primeiros pontos na Fórmula 1

Esporte

F1 Gabriel Bortoleto marca primeiros pontos na Fórmula 1 e encerra jejum brasileiro

Piloto da Sauber termina em oitavo no GP da Áustria e é o primeiro brasileiro a pontuar desde 2017; Lando Norris, da McLaren, venceu a prova

por: NOVO Notícias

Publicado 29 de junho de 2025 às 15:57

O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, somou seus primeiros pontos na Fórmula 1 neste domingo (29). Com um ótimo desempenho, ele terminou o Grande Prêmio da Áustria na oitava posição, mesma em que largou. De quebra, foi eleito o melhor piloto da prova em votação no site oficial da categoria.

O feito encerra um longo jejum para o Brasil. É a primeira vez que um piloto brasileiro pontua na Fórmula 1 desde 26 de novembro de 2017. Naquela data, Felipe Massa chegou em décimo lugar com sua Williams no GP de Abu Dabi.

A vitória na Áustria ficou com a McLaren. Sem ser incomodada, a equipe viu seus pilotos travarem uma briga pelo primeiro lugar. Lando Norris conseguiu segurar a pressão de Oscar Piastri e subiu ao topo do pódio. Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio em terceiro. Com o resultado, Norris foi a 201 pontos e diminuiu para 15 a vantagem do companheiro de equipe no campeonato.

Prova movimentada

O GP da Áustria começou sob tensão. Na volta de apresentação, o carro da Williams de Carlos Sainz pegou fogo, atrasando o início da prova em 17 minutos. Na largada, Max Verstappen foi atingido pela Mercedes de Kimi Antonelli. Ambos abandonaram a corrida, provocando a entrada do safety car. Gabriel Bortoleto passou ileso pelo acidente e se manteve em oitavo.

Com o domínio da McLaren, Bortoleto aproveitou as paradas nos boxes de outros pilotos para subir na classificação. O brasileiro chegou a ocupar a quinta posição, atrás apenas dos carros da McLaren e da Ferrari. Após seu próprio pit stop, retornou em 13º, mas rapidamente recuperou posições.

Na metade das 70 voltas, o piloto da Sauber já pressionava George Russell pelo quinto posto. Após uma segunda troca de pneus na volta 50, ele retornou em décimo, mas novamente escalou o pelotão. Na reta final, Bortoleto chegou a ultrapassar o experiente Fernando Alonso na penúltima volta, mas o espanhol recuperou a posição em seguida. O oitavo lugar garantiu quatro pontos ao brasileiro na tabela de classificação.

A próxima etapa da Fórmula 1 será o GP da Grã-Bretanha, no circuito de Silverstone, no próximo fim de semana, entre 4 e 6 de julho.

Tags