Japão em alerta após terremoto de 7,6 e risco de tsunami. | Foto: Getty Images
O Japão emitiu alerta de tsunami após um terremoto de magnitude 7,6 atingir a costa leste do país na noite desta segunda-feira (8), segundo a Agência Meteorológica Japonesa (JMA). O tremor foi registrado às 23h15 no horário local (11h15 em Brasília), a cerca de 70 km do litoral e a mais de 50 km de profundidade segundo informações da CNN.
As autoridades informaram que ondas de até três metros podem atingir áreas das províncias de Iwate, Aomori e parte de Hokkaido. Antes da meia-noite, tsunamis de aproximadamente 40 centímetros já haviam sido observados nos portos de Mutsu Ogawara, em Aomori, e Urakawa, em Hokkaido.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (PTWC) também alertou que ondas geradas pelo tremor podem alcançar regiões dentro de um raio de até 1.000 km do epicentro, incluindo trechos das costas japonesa e russa.
A companhia ferroviária East Japan Railway suspendeu parte dos serviços na região afetada como medida de segurança. O local também foi atingido pelo devastador terremoto de magnitude 9,0 em 2011, que gerou um tsunami e causou milhares de mortes.
O Japão é um dos países com maior atividade sísmica do mundo, registrando ao menos um tremor significativo a cada poucos minutos. Localizado no chamado “Anel de Fogo” — uma área do Pacífico com intensa atividade vulcânica e tectônica — o país concentra cerca de 20% dos terremotos de magnitude acima de 6 registrados no planeta.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias