Porto de Natal - Sandro Menezes/Assecom
O Porto de Natal passou, nesta quinta-feira (26), por um momento histórico com a realização do leilão de arrendamento de uma de suas terminais. A área leiloada, denominada NAT01 (conhecida como Pátio Norte), possui 21 mil metros quadrados e recebeu a garantia de um investimento de R$ 55 milhões a ser aplicado ao longo dos próximos 15 anos pela empresa Fomento do Brasil.
O anúncio foi celebrado como um passo fundamental para a modernização da infraestrutura portuária da capital. De acordo com os termos do arrendamento, a expectativa é que as melhorias e a nova gestão permitam quadruplicar a quantidade de tonelagem de cargas escoadas pelo terminal natalense, ampliando significativamente a competitividade do Rio Grande do Norte no comércio exterior.
A viabilização do leilão, de acordo com Paulo Henrique Macedo, diretor presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), foi resultado de um trabalho conjunto envolvendo diversas esferas governamentais. Durante o anúncio, ele apontou a importância da parceria entre o Governo Federal — por meio do Ministério de Portos e Aeroportos — e o Governo do Estado para consolidar o projeto.
“Este é o primeiro arrendamento do Porto. Um trabalho árduo que possibilitará quadruplicar a capacidade de carga”, destacou Macedo, que estava presente no evento, reforçando que o dia representa um avanço estratégico para a logística potiguar.
Com o aporte de R$ 55 milhões, a área de 21 mil m² deverá passar por intervenções que otimizem a operação portuária. O contrato de 15 anos visa garantir a estabilidade necessária para que o setor privado invista em equipamentos e processos que acelerem a movimentação de mercadorias, consolidando o Porto de Natal como um ponto estratégico de exportação.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias