Marta 40 anos

Rainha Marta chega aos 40 anos neste dia 19 de fevereiro - Foto: Lívia Villas Boas/CBF

Esporte

Reconhecimento Fifa celebra 40 anos de Marta com vídeo de todos gols dela em Copas do Mundo

Dona da camisa 10 da Seleção Brasileira detém o recorde absoluto de gols em Mundiais, superando marcas históricas do futebol feminino e masculino

por: NOVO Notícias

Publicado 19 de fevereiro de 2026 às 18:18

Considerada por muitos como a maior jogadora de futebol de todos os tempos, Marta celebra um marco histórico nesta quinta-feira (19), quando a “Rainha” do futebol completa 40 anos de idade. Além das quatro décadas de vida e do 10 que carrega na camisa da Seleção Brasileira, outro número define se tornou um marco de sua trajetória: 17. Esta é a quantidade de gols que a brasileira marcou em Copas do Mundo da FIFA, um recorde que permanece inalcançado por qualquer outro atleta, entre homens e mulheres.

A marca da artilheira brasileira foi inspiração para uma publicação da Federação Internacional de Futebol (Fifa) celebrando o aniversário de Marta. O post nas redes sociais da instituição mostra um vídeo com todos os gols da nossa craque. A data também foi lembrada em publicação no site oficial da Federação, que conta com um vídeo um pouco mais extenso dos gols marcados pela atleta em todas as edições que disputou do Mundial. Confira: Marta faz 40 anos: veja todos os gols dela na Copa do Mundo.

Confira o vídeo

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Um post compartilhado por FIFA Women’s World Cup (@fifawomensworldcup)

O número supera inclusive o recorde masculino, que pertence ao alemão Miroslav Klose, autor de 16 gols. Ao longo de sua carreira, a camisa 10 do Brasil tornou-se a primeira pessoa a balançar as redes em cinco edições diferentes do torneio mundial, feito que inspirou a FIFA a criar o “Prêmio Marta”, entregue anualmente ao gol mais bonito da temporada.

A caminhada de Marta rumo ao topo da artilharia mundial começou em 2003 e seguiu de forma consistente por quase duas décadas:

  • EUA 2003 (3 gols): Estreou com apenas 17 anos, marcando logo na primeira partida contra a Coreia do Sul.
  • China 2007 (7 gols): Sua edição mais vitoriosa individualmente. Foi premiada com a Chuteira de Ouro e a Bola de Ouro, liderando o Brasil até a final.
  • Alemanha 2011 (4 gols): Igualou o recorde da época, que pertencia à alemã Birgit Prinz, com 14 gols no total.
  • Canadá 2015 (1 gol): Isolou-se como a maior artilheira da história das Copas do Mundo Femininas.
  • França 2019 (2 gols): Alcançou o topo absoluto do futebol mundial ao marcar contra a Itália, chegando aos 17 gols e ultrapassando a marca histórica de Miroslav Klose (16).

Legado e Reconhecimento
Os gols de Marta não foram apenas numerosos, mas também plásticos e decisivos. Em 2007, um de seus gols na goleada por 4 a 0 sobre os Estados Unidos foi eleito o mais bonito daquela competição.

Mesmo com a eliminação da Seleção em diferentes fases ao longo dos anos, a regularidade de Marta balançando as redes em todas as edições de 2003 a 2019, a posiciona como a figura central na evolução do futebol feminino global. A celebração de seus 40 anos e as publicações da Fifa reafirmam sua posição como a “Majestade” do esporte, cujo recorde de 17 gols permanece como o número a ser batido nas próximas gerações.

Tags