O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destacou o diálogo positivo com o município e o avanço nas tratativas sobre as alternativas de acesso. Foto: Fiern
Localizado ao lado da sede da CBTU, o Terminal Pesqueiro é considerado essencial para o fortalecimento da cadeia produtiva da pesca no estado e tem capacidade para movimentar até 4.460 toneladas de pescado por ano
Publicado 11 de outubro de 2025 às 17:00
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) se reuniu, na sexta-feira (10), com representantes da Prefeitura do Natal, da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da empresa Turc Operações Marítimas para apresentação do projeto de acesso rodoviário ao Terminal Pesqueiro de Natal (TPN), localizado no bairro da Ribeira. A proposta foi elaborada pela CBTU e busca viabilizar a infraestrutura necessária para o pleno funcionamento do terminal.
O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destacou o diálogo positivo com o município e o avanço nas tratativas sobre as alternativas de acesso. “O projeto foi muito bem recebido pela Prefeitura, que vai se debruçar sobre as opções apresentadas para que possamos avançar e dar oportunidade de o Porto Pesqueiro de Natal se transformar, efetivamente, em uma ferramenta de desenvolvimento. O futuro da Ribeira navega pelo Porto Marítimo e pelo Porto Pesqueiro”, afirmou Serquiz.
O secretário municipal de Governo, Sérgio Freire, representou o prefeito de Natal, Paulo Freire, durante a reunião. No encontro, ele destacou a importância do TPP para a economia do município, como também a necessidade de fazer melhorias no local. “Um importante instrumento de desenvolvimento que está em nossas mãos”, disse.
Também participaram do encontro, representando a CBTU, o gerente de Planejamento e Engenharia, Carlos Linhares, e o arquiteto Nicolas Lima.
Terminal Pesqueiro de Natal
Localizado ao lado da sede da CBTU, o Terminal Pesqueiro é considerado essencial para o fortalecimento da cadeia produtiva da pesca no estado e tem capacidade para movimentar até 4.460 toneladas de pescado por ano. Iniciada em 2009, a obra do Terminal Pesqueiro de Natal chegou a 95% de execução, mas foi interrompida em 2010, sem que fossem adquiridos os equipamentos de manipulação, processamento e refrigeração.
O projeto original prevê um cais de atracação com 305 metros de comprimento, galpões para recepção e processamento do pescado, área administrativa, posto de abastecimento, fábrica de gelo com capacidade de 60 toneladas por dia, além de estrutura frigorífica e espaços destinados a órgãos fiscalizadores.
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