Faixa exclusiva de ônibus - Foto: Divulgação/Fetronor

Cotidiano

Mobilidade Fetronor mira expansão, revitalização, respeito e maior fiscalização das faixas exclusivas de ônibus

A campanha “Respeitar a faixa de ônibus é priorizar o cidadão”, lançada na Semana Nacional do Trânsito, busca coibir o uso irregular das faixas exclusivas e semi-exclusivas de ônibus em Natal

por: NOVO Notícias

Publicado 22 de setembro de 2025 às 18:32

A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor) lança na Semana Nacional de Trânsito, uma campanha para coibir o uso irregular das faixas exclusivas e semi-exclusivas de ônibus em Natal. Com o tema: “Respeitar a faixa de ônibus é priorizar o cidadão”, a campanha alerta para um efeito visível: a perda do tempo que havia sido conquistado com a implantação dos corredores de transporte coletivo.

Mas, a Federação quer ir além da simples conscientização de motoristas de carros de passeio. A campanha busca também chamar à atenção do poder público para ampliar o número de corredores exclusivos, revitalizar as faixas já existentes — muitas quase apagadas — e intensificar a fiscalização, de modo a garantir a prioridade do transporte coletivo em Natal.

Para o presidente da Fetronor, o empresário Eudo Laranjeiras, ampliar, sinalizar e fiscalizar essas vias é essencial para que o transporte público volte a oferecer viagens mais rápidas e previsíveis. “Quando a faixa é respeitada, o ônibus chega mais rápido, o trânsito flui melhor e a mobilidade urbana se torna mais justa e sustentável”, resume Laranjeiras.

Criadas pela prefeitura em 2013, as faixas permitiram, à época, reduzir em até 25 minutos a duração das viagens em trechos críticos, como a avenida Nevaldo Rocha. Hoje, porém, o ganho médio chega a 5 minutos nos horários de pico, em alguns trechos da cidade. O motivo, segundo a entidade, é o avanço crescente de motoristas de carros de passeio que invadem as pistas destinadas ao transporte público.

Natal possui atualmente 50,2 quilômetros de corredores de ônibus — 41 km sob gestão municipal e 9 km de outros órgãos — distribuídos em avenidas estratégicas como Prudente de Morais, Hermes da Fonseca, Salgado Filho, Felizardo Moura, Cap.-Mor Gouveia, Jerônimo Câmara, Roberto Freire e a própria avenida Nevaldo Rocha.

“O respeito às faixas não é apenas cumprimento da lei, é compromisso com quem depende do ônibus para trabalhar, estudar ou ir a um hospital. Cada minuto perdido impacta diretamente a qualidade de vida de milhares de pessoas”, afirma Eudo Laranjeiras.

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