Cenário espontâneo tem liderança de Fátima, seguida por Styvenson e Fábio Dantas – Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias

Uma nova pesquisa de intenção de votos, realizada pelo Instituto Brâmane e divulgada pelo Blog do BG nesta segunda-feira (20), aponta mais uma vez a liderança de Fátima Bezerra (PT) em todos os cenários da disputa pela reeleição ao Governo do Estado. Ela é seguida pelo pré-candidato Fábio Dantas (SDD) na pesquisa estimulada e pelo Senador Styvenson Valentim (PODE) na espontânea.

A governadora aparece com 27,2% das intenções de votos no cenário espontâneo, quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados aos entrevistados. O senador Styvenson Valentim, que ainda não definiu se vai entrar na disputa é o segundo nome mais lembrado pelo eleitorado potiguar, aparecendo com 11,9%; bem próximo surge o nome do ex-vice-governador do RN, Fábio Dantas, que soma 11,7%. Daniel Morais (PSOL) 0,7%, Clorisa Linhares (BRASIL35) 0,6%, Ezequiel (PSDB) 0,3%, Wesli Natal Zueira 0,2% e Álvaro Dias (PSDB) com 0,1% também foram citados. Não responderam ou não sabem em quem votar, somam 38,2%, enquanto que 9,1% dos entrevistados pretendem votar nulo ou em branco.

Já a pesquisa estimulada, quando os nomes dos pré-candidatos são listados para que o entrevistado escolha sua opção, foi avaliada em dois cenários. O primeiro, conta com o nome de Styvenson Valentim, e tem Fátima Bezerra liderando com 35,8%, mais que o dobro do segundo colocado, o pré-candidato Fábio Dantas, que tem 16,2% das intenções de voto. O senador Styvenson tem 13,4%, seguido por Clorissa Linhares com 1,6%, Daniel Morais com 1,1%, Wesley Natal Zoeira com 0,8%. Não sabem ou não responderam 19,5% dos entrevistados. 11,6% votam nulo ou branco.

O segundo cenário, sem o nome de Styvenson, que ainda não se decidiu pela disputa, tem números parecidos para os dois primeiros colocados, com um aumento do número de eleitores indecisos ou que pretendem votar branco ou nulo. Nessa avaliação a governadora Fátima segue liderando com com 35,9%, seguida por Fábio Dantas com 16,5%, Daniel Morais 1,9%, Clorissa Linhares com 1,7% e Wesley Natal Zoeira com 0,8%. Não sabem ou não responderam 27,3%. Já os que pretendem votar branco ou nulo subiram para 15,9%.

Segundo turno

A pesquisa Bramane/Blog do BG avaliou também dois hipotéticos cenários de segundo turno. As duas opções seriam vencidas pela atual governadora, que derrotaria Fábio Dantas e Styvenson Valentim.

Contra o ex-governador, Fátima leva maior vantagem. Ela aparece com 38,1% das intenções de voto contra 18,3% de Fábio Dantas. Não sabem ou não responderam 30,2% e outros 13,4% votariam nulo ou em branco.

Já na disputa com o senador Styvenson, a vantagem seria menor, mas ainda muito favorável para a atual governadora. Neste cenário a petista teria 37,8% dos votos, enquanto que Styvenson somaria 19,9%. Não sabem ou não responderam 25% dos entrevistados. Já os que pretendem votar nulo ou em branco somam 17,3%.

Senado Federal

Para a vaga de senador, hoje ocupada por Jean Paul Prates, a pesquisa Bramane/Blog do BG fez uma avaliação estimulada e uma espontânea. Em ambas a liderança é do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT).

Na espontânea Carlos Eduardo tem 13,7%, enquanto que Rogério Marinho surge com 12,8%, e Rafael Motta com 8,1%. Os outros pré-candidatos ao Senado citados na pesquisa foram Ney Lopes (BRASIL35), com 1,3% e Freitas Júnior (PSOL) com 0,3%.

Na pesquisa estimulada Carlos Eduardo tem 25,5%, Rogério Marinho 21,6%, Rafael Motta 11,1%, Ney Lopes 2,1%, Freitas Jr 1,1%, Robério Paulino 0,3%, Dário Barbosa 0,3% e Veterinária Shirley Medeiros com 0,1%; Não sabem ou não responderam 27%, e outros 10,9% pretende votar em branco ou nulo.