A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), está à frente em todos cenários eleitorais para a disputa em 2022, segundo aponta a pesquisa do Instituto Agora Sei publicada nesta quarta-feira (26) pelo Blog do BG e rádio 96 FM. A gestora petista também lidera as intenções de voto para o segundo turno.

Num primeiro cenário de pesquisa estimulada, Fátima tem 29,1% das intenções de voto, contra 15% do atual prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB). O senador Styvenson Valentim (Podemos) está em terceiro. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (Sem partido), aparece em quarto lugar, com 4,7%. Com o mesmo porcentual aparece o deputado estadual Tomba Farias (PSDB).

Além deles, a pesquisa traz os nomes dos deputados federais General Girão (PSL), que registrou 3%, e Benes Leocádio (Republicanos), com 2,3%. Também foi incluído o nome do ex-vice-governador Fábio Dantas, que obteve 1,6%. Os indecisos somaram 11,5% e brancos e nulos, 11,5%.

Em outro cenário, com a troca do nome do prefeito Álvaro Dias pelo ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), a governadora segue à frente, com 28,8% das intenções de voto. O segundo lugar é ocupado por Carlos Eduardo Alves, com 19,6%. O terceiro posto, com 10,9%, é do senador Styvenson.

O ministro Rogério Marinho (Sem partido) tem 4,9%. O deputado estadual Tomba Farias aparece com 4,4%. Além deles, a pesquisa aponta que General Girão (PSL) registra 2,9%, Benes Leocádio 1,9% e Fábio Dantas 1,1%. Os indecisos ficaram em apenas 10,9%. Brancos e nulos somaram 14,6%.

Na pesquisa espontânea, Fátima aparece com 15,2% dos votos. Depois dela, aparecem os nomes de Carlos Eduardo Alves, com 4,8% dos votos, Álvaro Dias (3,7%), o ex-senador Garibaldi Filho (2,4%) e senador Styvenson Valentim (2,4%). O número de eleitores que ainda está indeciso é de 52,1%.

A pesquisa do instituto Agora Sei! ouviu 1.611 eleitores em 59 municípios das 19 microrregiões do Rio Grande do Norte. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,4% para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

Segundo turno

No caso de um segundo turno, a governadora Fátima Bezerra também venceria todos os oponentes. Na disputa com o atual prefeito de Natal, Fátima fica com 37,4% dos votos, contra os 36,3% de Álvaro Dias.

Contra o senador Styvenson Valentim, a governadora venceria com 42,5% dos votos, enquanto o senador tem 28,4%.

Num terceiro cenário, este envolvendo o ministro Rogério Marinho, Fátima Bezerra aparece com 42,6% dos votos na disputa, contra 26,8% do atual titular da pasta do Desenvolvimento Regional.