Governadora com representantes da empresa China Communications Construction
Governadora com representantes da empresa China Communications Construction – Foto: Daniel Cabral

A governadora Fátima Bezerra apresentou nesta segunda-feira (17), em Pequim, o projeto do Porto-Indústria Verde do Rio Grande do Norte à empresa China Communications Construction (CCC), maior construtora de portos e aeroportos no mundo.

A CCCC tem atuação em 159 países e construiu sete dos dez maiores portos do mundo. Fátima Bezerra disse que o Porto-Indústria Verde “é a principal prioridade para o povo do Rio Grande de Norte dada a importância de um projeto de desenvolvimento sustentável que vai garantir o crescimento da nossa economia e do nosso estado”.

A Governadora destacou a importância do novo Porto para o setor de energias renováveis eólica e solar, tanto em terra como no mar, inclusive produzindo peças e equipamentos, e para a produção de hidrogênio e amônia verde.

“Agora que temos conhecimento básico sobre o projeto vamos analisar com mais profundidade. Nós temos uma equipe que vai analisar os dados técnicos e a viabilidade econômica”, disse Yun Liang – presidente da CCCC, ao final da reunião em Pequim, com a governadora Fátima Bezerra e com os secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico Jaime Calado, do desenvolvimento agrário e Agricultura Familiar, Alexandre Lima e de Comunicação Social, Daniel Cabral e o Coordenador de Desenvolvimento Energético do RN, Hugo Fonseca.

O Governo do Estado também obteve apoio importante da embaixada brasileira na China. “A embaixada servirá de ponte para que a CCCC possa receber o máximo de informações possíveis para analisar o projeto que é tão importante para o Brasil e para o RN”, declarou Marcos Brandão, Embaixador do Brasil na China.

Energias renováveis
Em outra agenda de trabalho na China, nesta segunda-feira, a comitiva do Governo do RN se reuniu com o presidente da State Grid Corporation Of China, Zhang Zhigang. Na ocasião foi feita a apresentação da capacidade de produção do Estado no campo das energias renováveis e do atlas eólico.

Durante um encontro com dirigentes da State Grid, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, reforçou o compromisso do governo estadual com o diálogo e com a manutenção de contratos firmados. A governadora destacou ainda que o governo tem trabalhado para criar um ambiente favorável aos negócios, com segurança jurídica e celeridade nas licenças ambientais. “Somos um governo que tem se empenhado em ter ambiente cada vez mais favorável aos negócios, com segurança jurídica, com celeridade nas licenças ambientais, e agora se inserindo nessa agenda contemporânea que é o hidrogênio verde”.

Fátima Bezerra também enfatizou que o estado está pronto para ampliar sua matriz energética, investindo em fontes como o offshore e o hidrogênio verde. Segundo a governadora, o Rio Grande do Norte, que já lidera a produção de energia eólica no país há 10 anos, está preparado para assumir o protagonismo nessa nova fase de transformações. “Estamos prontos para assumir o protagonismo dessa nova fase de transformações com a produção do hidrogênio verde”, enfatizou.

Zhang Zhigang reconheceu o grande potencial em energias limpa do RN e disse que “a visita da Governadora nos traz confiança para aprofundar nossa relação com o RN”.

Certificação de gemas
No sábado (15), a governadora Fátima Bezerra esteve no Instituto de Recursos Minerais da Academia Chinesa de Ciências Geológicas (CAGS), com o vice-presidente Yan Chengyi, onde assinou um acordo de cooperação que irá trazer avanços na implantação do Laboratório de Certificação de Gemas no Rio Grande do Norte.

A criação do laboratório de gemas, previsto para ser integrado às instalações do Centro de Tecnologia Mineral do IFRN, em Currais Novos, irá abrir o mercado internacional para os produtores de pedras preciosas do Brasil, com foco principal na China e Ásia e potencial para atingir outras partes do mundo.