Mulheres de presos protestam
Mulheres de presos protestam em frente ao Centro Administrativo – Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias

Na manhã desta quarta-feira (21), um grupo de mulheres se reuniu em protesto na BR-101, nas proximidades do pórtico de entrada do Centro Administrativo, cobrando melhores condições para familiares presos e custodiados no sistema prisional do RN.

Entre as reivindicações, as mulheres cobram a volta das visitas, o fim do tratamento ‘opressivo’ e melhores condições de higiene e alimentação.

Por causa da última fuga, cortaram as televisitas e visitas presenciais, tiraram material de higiene“, diz uma das manifestantes que continua: “a alimentação chega estragada e tem dias que as quentinhas não dá para todo mundo da cela, tendo que dividir. Frutas as vezes chegam verde e eles terminam comendo casca de banana e se guardar para comer depois vai para o castigo no outro dia“.

As manifestantes cobram também tratamento digno para os presos, alegando que, principalmente após a fuga do último fim de semana, eles estão sofrendo com a retirada de objetos de higiene pessoal, como toalhas e lençóis.

Como é que um apenado vai sair melhor para a rua com a tortura que ele sofre lá dento? Vai sair é pior”, diz a mãe de um apenado que está custodiado em Alcaçuz.

Outro ponto de grande insatisfação para o grupo de manifestantes é a declaração dada pela presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte (SINDPPEN), Vilma Batista, que disse em entrevista na última segunda-feira (19), que “quem segura preso é bala“, ao falar sobre a fuga de 12 apenados da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, que aconteceu no último sábado (17). “Nós queremos um pedido de desculpa dela“, diz uma das manifestantes.

Trânsito lento

A manifestação impactou o trânsito na região, que apresentou grande lentidão no sentido Sul e precisou ser desviado para a faixa principal da BR-101. Uma viatura da Polícia Rodoviária Federal esteve no local para auxiliar os motoristas.