Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 no Ginásio Nélio Dias
Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 no Ginásio Nélio Dias – Foto: Carlos Azevedo/Novo Notícias

Quem procura os Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 em Natal está passando por dificuldades para conseguir ser atendido. O problema acontece porque faltam médicos nas unidades.

No Centro montado no Ginásio Nélio Dias, além de profissionais médicos, faltam também testes de Covid-19. O que gera um transtorno maior nas pessoas com sintomas gripais e que precisam serem atendidos e testados.

Oficialmente, cada Centro deve contar com três médicos em cada horário, no entanto, no Nélio Dias, apenas dois atenderam pela manhã e outros dois pela tarde. Alguns pacientes que chegam à unidade são encaminhados para Unidades Básicas de Saúde na Zona Norte, como as do Panatis, Vale Dourado, Pajuçara e Nova Natal, no entanto, mesmo se conseguirem ser consultadas, elas precisam retornar ao Nélio Dias se o médico solicitar a realização de teste.

O Centro Covid localizado no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure) está em situação ainda mais crítica. No lugar de três médicos por turno, o Centro contou apenas com um profissional durante a manhã e nenhum durante a tarde desta segunda-feira (24).

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal diz que o problema da falta de médicos é de responsabilidade da Cooperativa Médica do RN (Coopmed-RN), que alega dificuldade para cumprir a escala médica. A SMS alega ainda que envia todos os dias um lote de testes de Covid-19 para o Centro do Ginásio Nélio Dias, e que a quantidade é definida de acordo com o fluxo de pacientes atendidos a cada sete dias.

A Coopmed diz que os médicos cooperados estão tendo que priorizar atendimentos em outras unidades, como UPAs e hospitais, e orientam que as pessoas com sintomas, caso não sejam atendidos nos Centros Covid, se dirijam a esses atendimentos.

A Cooperativa está priorizando as portas de Upas, assim como Hospitais e escalas médicas de UTIs. Os pacientes que estão buscando atendimento no Centro de Covid, podem se dirigir para esses atendimentos“, diz a nota da Coopmed.