Exposição coletiva “Amou, sonhou, viveu de fantasias – dialógos com Lêda Maciel” reúnindo trabalhos de três artistas residentes na cidade de Natal/RN: Kais Mabelli, Sarah Fernandes e Zabé
Publicado 12 de setembro de 2024 às 17:03
A exposição coletiva “Amou, sonhou, viveu de fantasias – diálogos com Lêda Maciel” estreia próximo sábado (14), na Pinacoteca Potiguar. A mostra reúne trabalhos de três artistas residentes na cidade de Natal/RN: Kais Mabelli, Sarah Fernandes e Zabé, que desenvolvem trabalhos artísticos envolvendo pintura, bordado, escultura, dentre outras técnicas.
O projeto traz um caráter de protagonismo feminino no campo das artes e presta uma homenagem à poeta norte-rio-grandense Lêda Maciel (1930—2007), cujas poesias foram publicadas postumamente no livro “O verso e o (re)-verso” e proporcionam uma grande inspiração para as artistas, que decidiram homenagear esta artista potiguar que não teve o merecido reconhecimento ainda em vida.
De encontros em galerias de arte e pontos culturais e de resistência pelo centro da cidade, as artistas foram se conectando cada vez mais com a arte potiguar e com expressões artísticas singelas e lúdicas, mais especificamente com as produções populares no estilo Naïf – conhecido pela grande variedade de representações figurativas, pelos temas regionalistas e poéticos, pelos arranjos de composição simples e pela forma espontânea de expressão individual de cada artista.
As obras expressam sentimentos e reflexões sobre a vida que é compartilhada, num processo coletivo de resgate de memórias afetivas individuais. A exposição reunirá trabalhos do acervo pessoal das integrantes, como também peças inéditas produzidas para a exposição, dentre elas uma obra confeccionada pelas três artistas contemplando a temática do projeto.
A Exposição “Amou, sonhou, viveu de fantasias – diálogos com Lêda Maciel” conta com o patrocínio da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal e apoio da Pinacoteca Potiguar, Fundação José Augusto e Restaurante Camarões.
Izabel Rocha é designer, graduada pela UFCG, possui licenciatura em Artes Visuais e pós-graduação em Design Digital. Desenvolve atividades ligadas ao ensino da arte, esculturas em cerâmica, produção de pinturas em aquarela e tinta acrílica. Faz trabalhos experimentais em muros abandonados pela cidade de Natal, onde o termo “Gentileza Urbana” foi incorporado pela artista para descrever seu trabalho. Participou de algumas exposições de arte, em nível local e regional, e atualmente dedica-se ao seu ateliê, com produções artísticas que transitam entre a pintura e a escultura, aprimorando técnicas e habilidades da arte popular e contemporânea.
Kais Mabelli é formada em Ciências Econômicas e Direito. Inspirada por artistas como Djanira, Beatriz Milhazes e o Grupo Matizes Dumont, entre outros, mistura técnicas como pintura, colagem e bordado para se expressar em cores, formas e texturas. Teve obras expostas em duas edições do Salão Dorian Gray em Natal e em Mossoró e mais recentemente na I Mostra de Arte do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte. Ser criativo para ela tem a ver com exercitar um olhar sensível e curioso sobre tudo que nos cerca e não ter medo de tentar.
Sarah Fernandes é artista autodidata com cursos livres de pintura à óleo, aquarela, acrílica e fotografia. Participou de exposições coletivas, como VI Salão Dorian Gray de Artes Potiguar e Cores do RN (2021), Dolores (2014), Homônimos (2016), Folclore do RN (2021), Festival Sonora (2016), assim como exposições individuais em estabelecimentos privados. Em 2014 foi contemplada pelo edital Ruy Pereira para realizar uma intervenção urbana na Cidade Alta e desde 2018 atua como professora de aquarela, já tendo aplicado oficinas em estabelecimentos privados e ONGS.
Exposição “Amou, sonhou, viveu de fantasias – diálogos com Lêda Maciel”
Estreia – Dia 14 de setembro, sábado, às 10h, na Pinacoteca Potiguar
Praça Sete de Setembro, s/n – Cidade Alta
Acesso gratuito