Robson Carvalho, Eriko Jácome, Thiago Alexandre, e Wesley Caetano flagrados no momento da confusão com bolsista do Idema – Fotos: Reprodução

Novas imagens da confusão na sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), ocorrida na manhã da segunda-feira (8), mostram outro ângulo do momento em que um manifestante agride o bolsista do instituto, Arthur Carvalho, logo após o portão de acesso ao órgão ser arrombado pelo grupo de pessoas lideradas pelo prefeito de Natal, alguns vereadores e servidores do município.

As imagens mostram que mais de um manifestante teria tentado agredir o jovem, que acabou sendo puxado, empurrado, e agredido, inclusive por dois vereadores de Natal, Robson Carvalho, que agride-o com uma cotovelada nas costas, e o presidente da Câmara, Eriko Jácome, que passa ao lado de Arthur Carvalho e projeta o cotovelo em direção ao peito dele, empurrando-o contra a parede. Após isso, aparece um homem de camisa vermelha, identificado como Thiago Alexandre, que parte para cima do bolsista com tapas e ameaças.

Outra figura que aparece se dirigindo de modo agressivo contra Arthur, é o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Wesley de Lima Caetano, conhecido como Geléia, que está de camisa branca.

Logo após a confusão, uma versão de que o bolsista do Idema teria agredido uma mulher, e por isso manifestantes teriam revidado, começou a ser divulgada. No entanto, as novas imagens mostram o contrário, que as agressões foram iniciadas contra Arthur Carvalho, que na verdade estava de costas para a mulher que supostamente teria sido agredida.

Boletim de Ocorrência relata agressões e ameaça de vereador

Após a confusão, o bolsista Arthur Carvalho foi até a Central de Flagrantes de Natal, onde registrou o caso. Com exclusividade, o NOVO teve acesso ao boletim de ocorrência em que a vítima relata, além das agressões, que ouviu as seguintes palavras: “o que é seu está guardado”. A fala teria vindo em do vereador Robson Carvalho.

Sobre os agressores, Carvalho diz que um vestia camisa vermelha, e outro vestia camisa branca, cores iguais as dos já citados Thiago Alexandre e Wesley Caetano. Confira o relato de Arthur Carvalho.

Relato da vítima de agressão na porta do Idema

Resposta dos envolvidos

O NOVO procurou os vereadores Robson Carvalho e Eriko Jácome para comentarem o assunto, no entanto não obteve resposta até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para eles.

Wesley Caetano, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Igualdade Racial e Direitos Humanos, comentou o assunto em nota de esclarecimento publicada em suas redes sociais.

Ele falou sobre o ato, dizendo que “me engajei na luta buscando apoiar as melhorias necessárias para Natal e para nossa população”, negando participação em qualquer forma de depredação ao patrimônio público ou privado.

Ao comentar o incidente envolvendo o bolsista do Idema, Caetano disse que o momento “exigiu intervenção para garantir a segurança física dos envolvidos e preservar a integridade do ato, que era nobre e raro”.

“Acredito firmemente que violência não deve ser respondida com violência, e minha natureza não permite omissão ou covardia. Construí a melhor solução possível naquele momento, onde ocorreram dois momentos distintos de ação e reação: a ação do jovem funcionário e a reação do manifestante, que desencadeou meu envolvimento e me levou a garantir a acessibilidade do vereador Tercio Tinoco e sua integridade, isolando com meu corpo o empurra-empurra que estava instaurado com o desentendimento que persistiu até a separação visual dos envolvidos”, disse Wesley Caetano, em, trecho de sua nota de esclarecimento.

Confira a nota na íntegra

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________