Taveira afirma que a primeira dama, Alda Leda, não responde a processos e distorceram sua entrevista a uma rádio – Foto: Ney Douglas

Após notícias surgirem com a possibilidade de uma delação premiada do ex-vereador da cidade de Parnamirim, Diogo Rodrigues, preso pela “Operação Fura-fila”, deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN), no último dia 20 de abril, muito tem se falado na possibilidade de mais políticos do município da Grande Natal estarem envolvidos e serem citados no depoimento, inclusive do atual prefeito Rosano Taveira. O objetivo da operação é desmontar um suposto esquema de fraudes no sistema de marcação de consultas e exames do Sistema Único de Saúde (SUS)

A suposta colaboração premiada que ameaça implodir Parnamirim está repercutindo, e após uma recente entrevista do prefeito Taveira a uma rádio local, surgiram conversas de que ele havia imputado à sua própria esposa, Alda Leda, pelo menos nove processos em andamento, e outros possíveis seis que viriam a surgir ainda da “Fura-fila”.

Em conversa com o NOVO, o prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, disse ser mentira e negou a fala que foi atribuída a ele.

“Mentira que eu não falei isso. E eu não falei porque ela não tem nenhum processo. É só pesquisar no TJ que você vê que ela não tem nenhum processo. Então eu não posso ter afirmado isso”, diz o prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira.

O prefeito da cidade “Trampolim da Vitória” ainda reafirmou uma declaração dada na já citada entrevista, de que não está preocupado com a suposta delação. “Estão dizendo que meu nome pode estar na delação do vereador. Que delação?! Eu não tenho medo de delação nenhuma e de ninguém. Eu primo pela correção das coisas. Eu não devo a ninguém. Nada de errado”, diz Taveira.

Na citada entrevista, de fato, Rosano fala sobre nove processos e da possibilidade de outros seis serem abertos, contudo ele não liga eles à primeira-dama do município, mas sim ao ex-vereador Diogo Rodrigues, que inclusive está preso e deve ser o suposto delator que tem se falado recentemente.

“Quando eu li o processo que foi aberto, lá tem que o menino – o ex-vereador Diogo Rodrigues – foi indiciado nove vezes, eu falei isso. Eu não disse: ‘Leda tinha sido indiciada nove vezes’, porque ela não foi. E a previsão que está lá no processo, que é aberto para todo mundo, é que dos nove, teriam mais seis. 15 processos, não de Leda. Processos do vereador lá, do Diogo que está lá no presídio”, declara Rosano Taveira.

O prefeito de Parnamirim segue falando sobre o processo originado da Operação Fura-fila, e conta que conferiu tudo que está sendo imputado a cada um dos investigados, e que à sua esposa podem ser feitas denúncias, contudo em número bem menor do que se foi levantado nos últimos dias.

“Desses processos, é bem claro no relatório do Ministério Público. Está lá a relação dos investigados. E se você abrir onde tem Leda, ele já colocou até os artigos, que são dois. Então isso quer dizer o quê? Presume-se que o Ministério Público deverá denunciar com dois processos”, diz Taveira, que completa dizendo que Alda Leda jamais fez nada por troca de dinheiro, favor ou com nenhuma intenção de prejudicar o serviço público: “Minha mulher, o pessoal procura ela para resolver as coisas, pedir exame, e pode ter acontecido, mas não por maldade, por dolo, ou por troca de dinheiro. Nada disso aí não. Mas pode ser que tenham pedido. Qual o político que nunca pediu?”.

Tranquilo sobre as acusações contra sua esposa, Taveira disse que ela estará pronta para se defender, se e quando isso for necessário. Contudo, hoje, não há necessidade de ela se manifestar. “Com certeza, na hora de chegar – denúncia formal -, ela vai fazer a defesa dela. Isso eu falei – na entrevista. Na hora que chegar, lógico que ela só pode fazer a defesa quando for notificada. Até agora, no presente momento, ela não foi notificada. Como é que ela vai fazer a defesa se não foi notificada”, declara Taveira que completa: “eu não falei em momento algum isso lá, que tinha participação de Leda na Operação Fura-fila. Eu não falei em participação da minha mulher lá – na entrevista”.

Primeira-dama é “candidatíssima”

Alda Leda mantém pré-candidatura a deputada – Foto: Ana Amaral

O prefeito Rosano Taveira entende que essa história envolvendo o seu nome e o de sua esposa, pode estar sendo levantada pela oposição para inviabilizar a candidatura da primeira-dama a uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2022, que inclusive foi dada como “praticamente eliminada” depois da entrevista em que Taveira teria imputado 15 processos a ela; contudo, o prefeito tratou de desmentir e garantir o nome de Leda Alda na corrida eleitoral do próximo ano.

“Chegaram a dizer que a candidatura dela estava praticamente eliminada. Ela é candidata normal. Não tem nenhum processo que possa impedir que ela seja candidata. Ela é candidatíssima e é isso que está incomodando o grupo aqui. Ela é candidatíssima e não tem pra onde correr”, diz Rosano Taveira.