Credenciamento eleva a instituição e garante maior autonomia para criação de novos cursos e expansão, bem como reforça sua presença no Alecrim e impulsiona iniciativas voltadas à comunidade
Publicado 24 de outubro de 2025 às 11:09
A Estácio Fatern, localizada na Av. Alexandrino de Alencar, recebeu credenciamento do Ministério da Educação (MEC) e agora passa a ser reconhecida como Centro Universitário Estácio de Natal – Estácio Natal. A Portaria do MEC que concedeu a nova organização acadêmica da instituição foi publicada na última terça-feira (21) no Diário Oficial da União e marca um novo capítulo na trajetória do Ensino Superior da instituição na capital potiguar.
De acordo com a gestora acadêmica da IES, Gabriella Saldanha, a mudança beneficia não apenas a comunidade estudantil, mas também o seu entorno, no bairro do Alecrim; além de trazer avanços a médio e longo prazo, no que diz respeito à Educação Superior.
A principal diferença entre um Centro Universitário e uma Faculdade está na autonomia. Com o novo credenciamento, a Estácio Natal ganha liberdade para criar e aumentar a quantidade de vagas de cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento, sem necessidade de autorização prévia do MEC.
“Essa mudança é resultado de um esforço contínuo e reflete o crescimento da instituição, que obteve excelentes notas nas últimas avaliações do MEC. É fruto de muito trabalho realizado ao longo dos anos, com investimento, dedicação e, sobretudo, foco na qualidade do ensino e no atendimento integral para a formação de nossos alunos”, afirma Gabriella.
A novidade também vai permitir ampliar as atividades de pesquisa e extensão, que têm impacto direto no desenvolvimento social e econômico da região, conforme destaca Gabriella.
Para obter o credenciamento, a Estácio Natal teve que apresentar uma série de requisitos estabelecidos pelo MEC e cumpridos pela Instituição, relacionados ao planejamento e desenvolvimento institucional, avaliação, políticas acadêmicas e, principalmente, à infraestrutura e ao corpo docente, que deve ter um percentual elevado de professores com mestrado e/ou doutorado.
Histórico
Com 26 anos de atuação em Natal, a Estácio é referência em ensino de qualidade e projetos de extensão voltados à comunidade. O campus do Alecrim, reformado e ampliado em 2022, conta com laboratórios especializados, auditório, biblioteca, salas climatizadas, área de convivência renovada e novos espaços para projetos sociais e educacionais.
Entre as iniciativas abertas ao público estão o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos e o projeto Mulheres Empreendedoras Empoderadas, de caráter multidisciplinar. As clínicas-escola de Enfermagem, Nutrição, Estética e Fisioterapia funcionam em um Núcleo Integrado de Saúde, oferecendo atendimentos gratuitos supervisionados por professores mestres, doutores e especialistas.
Atualmente, o Centro Universitário Estácio de Natal possui mais de 4.500 alunos e um corpo docente qualificado que atua nas áreas de Humanas, Saúde, Tecnologia da Informação e Engenharias. A instituição também disponibiliza metodologias ativas e recursos multimídia, que tornam o aprendizado mais dinâmico e acessível aos diferentes perfis de estudantes.
Sobre a Estácio
Com mais de 55 anos de tradição, a Estácio se orgulha de liderar o caminho da inovação educacional no Brasil. Reconhecida por sua excelência acadêmica, pelo compromisso com o desenvolvimento de habilidades e competências e por possibilitar o acesso democratizado ao ensino de qualidade para milhares de alunos em todo o país, a instituição oferece uma ampla gama de serviços educacionais, incluindo formações profissionalizantes, cursos técnicos de nível médio, graduação, pós-graduação lato sensu (especialização e MBA), mestrado e doutorado stricto sensu, além de centenas de opções em cursos livres de aperfeiçoamento profissional. Com forte atuação social, a Estácio mantém um dos mais sólidos programas de Responsabilidade Social do setor educacional. Saiba mais em estacio.br.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias