Escola de Música da UFRN (EMUFRN) - Foto: Divulgação/UFRN
A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) confirmou a expansão de seu quadro de cursos técnicos com a inclusão de uma nova modalidade: o curso de acordeon. A escolha do instrumento foi definida em plenária pelo coletivo de professores no último mês de dezembro e a previsão é que a oferta seja concretizada nos próximos meses.
A implantação do curso de acordeon, também conhecido popularmente como sanfona ou gaita, ainda está em fase inicial. Entretanto, a iniciativa é celebrada pela instituição devido ao forte peso cultural e histórico do instrumento no Rio Grande do Norte e em toda a região Nordeste.
Para o diretor da EMUFRN, Zilmar Rodrigues de Souza, a criação da vaga representa um avanço estratégico para a unidade. “A vaga é um marco histórico na Escola de Música. Estamos, com esta iniciativa, ampliando o leque de oferta para instrumentos da música popular, um movimento que vem se consolidando nas universidades brasileiras”, destacou o gestor.
Zilmar reforça que o acordeon possui uma representatividade única para a cultura potiguar, estando presente tanto em grupos de cultura popular quanto em formações profissionais e na trajetória de grandes artistas do estado.
O acordeon é um instrumento de fole que funciona por meio da vibração de palhetas metálicas. O som é produzido quando o músico movimenta o fole e aciona simultaneamente as teclas ou botões. Com a nova oferta técnica, a EMUFRN busca institucionalizar o ensino deste instrumento, unindo a tradição popular ao ambiente acadêmico.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias