Escola de Música da UFRN — Foto: Divulgação/EMUFRN

A Escola de Música da UFRN (EMUFRN) abriu 40 vagas para o Curso de Iniciação Artística (Ciart), com ingresso no período letivo 2022.2 e destinado a crianças de quatro anos de idade. As inscrições acontecem entre os dias 25 e 28 de agosto, de forma online. O preenchimento das vagas será feito através de sorteio.

Do total de vagas, 16 são destinadas ao público externo, sendo 14 geral e duas para crianças com deficiência ou necessidade educacional específica. As 24 demais vagas são para a comunidade interna da UFRN, dividida entre comunidade interna geral (12), comunidade da EMUFRN (6) e estudantes prioritários com Cadastro Único atualizado junto à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) (6).

O curso promove vivências musicais e artísticas para crianças por meio da exploração de sons, movimentos e exercícios de teatro, dança, música e artes visuais. As atividades ocorrem com experiências coletivas e individuais a partir do desenvolvimento de ações que relacionam práticas artísticas com brincadeiras, estimulando o diálogo entre a educação musical e outras áreas da arte.

Para as inscrições, é necessário o preenchimento dos seguintes formulários, estando de acordo com as categorias dispostas no editalformulário 1 para o público externo; formulário 2, destinado à comunidade interna da Universidade.

Além de a criança ter a idade adequada para a turma escolhida, é requisito que sejam disponibilizados os direitos de imagem e som da criança e do responsável, relativos às atividades realizadas no curso. Também é obrigatoriamente necessário que os pais ou responsáveis e a criança cadastrada possuam o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O sorteio para o preenchimento das vagas acontece no dia 1º de setembro, às 15h30, no Auditório Onofre Lopes, da EMUFRN. O resultado e demais informações serão divulgadas no site e nas redes sociais do CIART. A matrícula deve ser feita entre os dias 1º e 5 de setembro, no formulário cujo link será disponibilizado via e-mail.

Crianças cujo responsável tenha inscrição no Cadastro Único ou estejam enquadrados na condição de carência socioeconômica receberão bolsa de 100% do valor de investimento. Os demais inscritos pagarão uma taxa semestral de R$ 400, com desconto de 5% caso o aluno seja filho, irmão ou neto de membro da comunidade interna da UFRN.

As aulas têm início no dia 8 de setembro e ocorrem no turno matutino das 8h às 11h e das 14h às 17h no vespertino, nas salas 11, 15, 16 e na secretaria do CIART, no Setor de Iniciação Artística da EMUFRN. O curso tem duração de 15 semanas, mas a criança que ingressar no primeiro módulo tem direito à permanência até o segundo, mediante matrícula no edital do ano em vigor.