Midiacom-RN tem objetivo de profissionalizar ainda mais o mercado de comunicação do RN - Foto: Jaqueilton Gomes/Novo Notícias

Cotidiano

Midiacom RN Empresas de mídia do RN se unem na criação de entidade para fortalecer o setor

O Midiacom é o Sindicato das Empresas de Rádio, Televisão, Jornais e Revistas do RN, que surge como parte de um movimento nacional

por: NOVO Notícias

Publicado 1 de julho de 2025 às 19:30

Representantes dos principais veículos de comunicação do Rio Grande do Norte se uniram em um movimento nacional e que está resultando na fundação do Sindicato das Empresas de Rádio, Televisão, Jornais e Revistas do RN (Midiacom-RN), uma entidade que pretende, além da luta para fortalecer o setor, capacitar profissionais e entregar informação com ainda mais qualidade e confiança para o povo potiguar. 

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (1), em um restaurante na zona Sul de Natal, membros fundadores explicaram como se dará o funcionamento do Midiacom, e como ele pode impactar o mercado de mídia no RN. Eles têm se reunido nas últimas semanas para alinhar todos os pontos necessários antes do início das atividades. 

O primeiro passo já foi dado, e o grupo formou sua primeira direção executiva durante a assembleia geral extraordinária que marcou a criação do sindicato. 

Na presidência estará o publicitário Thiago Lajus, diretor executivo da InterTV, que foi escolhido por aclamação. Para gerir a entidade ele vai contar com o apoio de Felinto Rodrigues Filho (Grupo Dial), na vice-presidência de Rádio; Micarla de Sousa (TV Ponta Negra), na vice-presidência de Televisão; Fernando Fernandes (Sistema Tribuna), na vice-presidência de Jornais, Revistas e Portais; João Soares (Band RN), na vice-presidência de Relações Sindicais e Trabalhistas; e Raniere de Andrade (Rede Tropical de Comunicação), que será o tesoureiro do Midiacom-RN. Além dos veículos com representação na diretoria, o Novo Notícias também figura entre os membros fundadores da instituição, que a partir de agora está aberto para filiação de novas empresas. 

O presidente Thiago Lajus (camisa azul), ao lado dos vice-presidentes de Rádio, Felinto Filho (camisa verde); de Televisão, Micarla de Sousa; e de Jornais, Revistas e Portais Associados, Fernando Fernandes (camisa amarela) – Foto: Jaqueilton Gomes/NOVO Notícias

“O Midiacom é um sindicato que nasce a partir de uma iniciativa da Abert, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, e que segue Brasil afora. Então, o Midiacom Rio Grande do Norte é o quinto estado a seguir esse modelo, um modelo unificado, de estatuto unificado, que surgiu a partir de uma necessidade identificada pela própria Abert, de representatividade do segmento de radiodifusão, de capacitação desses mercados e fomento do mercado local”, explica Thiago Lajus, presidente eleito do Midiacom-RN.

O executivo destaca a missão do sindicato no nosso estado. “O Midiacom-RN foi criado com o objetivo muito claro de profissionalizar ainda mais o nosso mercado e representar ainda mais todos os veículos de radiodifusão. Rádio, televisão, jornais, portais associados de todo o nosso estado para todas as esferas, federal, estadual e todas as autarquias que merecem a nossa representatividade”, pontua Lajus. 

Diretora administrativa do Novo Notícias, Jeanny Damas aponta as razões pelas quais o jornal buscou assento no grupo. 

“O Novo Notícias está filiado ao Midiacom com a intenção de se unir a outros veículos de comunicação no Rio Grande do Norte e fortalecer a informação, a comunicação, como também o nosso mercado, o negócio da comunicação como um todo. Nós somos o quinto sindicato do Brasil, e estamos fundando o Midiacom-RN com a intenção de dar maior robustez à comunicação com base no acesso da população à informação”, destaca Jeanny Damas. 

Posse da diretoria 

A diretoria eleita para administrar o Midiacom-RN será oficialmente empossada no próximo dia 14 de julho. O evento contará com a presença de lideranças locais e nacionais do setor de comunicação, além de representantes da Abert, da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert) e de outras entidades associativas.

Tags