Foto: Divulgação

A União da Juventude Socialista do Rio Grande do Norte (UJS-RN) realiza, neste final de semana, o seu 15º Congresso Estadual. O encontro está acontecendo neste sábado e domingo (13 e 14 de julho), a partir das 8h30, na CEEP Profª Lourdinha Guerra, em Nova Parnamirim, na Grande Natal. O evento está reunindo aproximadamente 250 jovens de todo o estado com o objetivo de discutir e traçar diretrizes para a educação e cultura desejadas para o estado.

“Nossa programação vai contar com mesas de debates, rodas de conversas, oficinas e atividades culturais. Além disso, também teremos a aprovação da nova Direção Estadual da UJS Potiguar”, explica Nayanna Mirely, atual presidenta da UJS Potiguar. Segundo ela, o encontro tem o propósito de debater sobre a juventude do estado. “O propósito do congresso é debater a atuação da UJS no movimento estudantil, e também será uma oportunidade para a renovação de quadros e a definição da nova direção da UJS”, complementa.

A abertura oficial do congresso aconteceu neste sábado (13), e contou com a presença de diversas figuras políticas, incluindo a governadora do Estado, professora Fátima Bezerra; as secretárias de Educação do RN, professora Socorro Batista, e da SEMJIDH, Olga Aguiar; a pré-candidata à prefeita de Natal, Natália Bonavides; além do secretário de Estado e do Procurador-Geral do RN, Antenor Roberto.

Como funciona o Congresso

O congresso é um importante momento de reorganização política para a UJS, um movimento estudantil formado por jovens que, a cada dois anos, se reúne para definir novos objetivos e diretrizes para o futuro. Neste ano, além das discussões sobre educação e cultura, o evento marcará a comemoração dos 40 anos da UJS, um marco histórico significativo para a organização.

Durante o congresso, haverá uma série de debates sobre diversos temas, destacando a atuação da UJS no movimento estudantil, que atualmente coordena entidades estudantis como a UMES, UBES e ANPG.

Participações

O evento contará ainda com a presença da vereadora de Natal, Júlia Arruda; do presidente do PCdoB-RN, Divanilton Pereira; da vice-presidente do PCdoB-RN, Fafá Viana; do subsecretário de Esporte e Lazer do RN, Cezinha Nunes; da presidenta da UBM, Patrícia Santiago; e do vereador de Caicó, Vernailson.

Além deles, o evento também vai contar com a presença do Mestre em Estudos Urbanos e Regionais, George Câmara; da presidenta da UMES-Natal, Lilian Mirelly; do presidente do Adurn Sindicato, Oswaldo Negrão; do secretário de Juventude do PCdoB-RN, Fred Germano; do secretário de Juventude do PV, Will Willame; da presidenta da CEJUV-RN, Luana Bezerra; da subcoordenadora de articulação social de juventude da SEJUV, Jaciele Valentim; da coordenadora geral do DCE da UFRN, Stefany Kovalski; do produtor do Festival MADA, Jomardo Jomas; da diretora de comunicação e da frente feminista da UJS Brasil, Luz Filardi; do subsecretário de juventude do RN, Gabriel Medeiros; do coordenador da LPJ, Pedro Lucas; e do ator e gestor de cultura José Neto.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________