João Doria
João Doria venceu as prévias do PSDB para concorrer à Presidência, mas desistiu da disputa – Foto: Rogerio Vital/NOVO Notícias

O ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou no início da tarde desta segunda-feira (23), a retirada de sua pré-candidatura à Presidência da República no pleito deste ano. O anúncio foi feito em pronunciamento, marcado nesta manhã, e que ocorre após o seu partido, o PSDB, decidir que apoiará, em conjunto com o Cidadania e o MDB, o nome da senadora Simone Tebet (MDB) na corrida presidencial.

Doria vinha enfrentando grande resistência dentro do ninho tucano e citou, de forma indireta, isso em seu discurso, ao lembrar que não é a principal escolha da cúpula do partido.

“Hoje, neste 23 de maio, serenamente, entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB.  Aceito esta realidade com a cabeça erguida. Sou um homem que respeita o bom senso, o diálogo e o equilíbrio. Sempre busquei e seguirei buscando o consenso, mesmo que ele seja contrário à minha vontade pessoal. O PSDB saberá tomar a melhor decisão no seu posicionamento para as eleições deste ano. Me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve”, disse o ex-governador João Doria.

Doria foi escolhido como pré-candidato do PSDB à Presidência da República após vencer as prévias eleitoriais, em novembro do ano passado, quando ele derrotou o então governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-senador Arthur Virgílio Neto, que também pretendiam concorrer ao planalto sob o número 45.