Boato sobre a morte de Donald Trump ganhou força após bandeira da Casa Branca ser colocada a meio mastro. Foto: Casa Branca

Boato sobre a morte de Donald Trump ganhou força após bandeira da Casa Branca ser colocada a meio mastro. Foto: Casa Branca

Mundo

Vivaço Donald Trump morreu? Boato toma conta das redes sociais neste sábado (30). Entenda

A verdade é que o presidente segue vivo e reservou o sábado para jogar golfe. A prova disso é uma fotografia da agência AFP que mostra ele deixando a Casa Branca com sua neta, Kai Trump

por: Com informações de agências internacionais

Publicado 30 de agosto de 2025 às 13:00

Um boato sobre a suposta morte do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tornou-se viral da sexta para esse sábado (30). A história toda surgiu após a descontextualização de informações falsas sobre a agenda do ex-presidente, uma foto antiga e a bandeira americana a meio-mastro na Casa Branca.

A verdade é que o presidente segue vivo e reservou o sábado para jogar golfe. A prova disso é uma fotografia da agência AFP que mostra ele deixando a Casa Branca com sua neta, Kai Trump, para o campo de golfe, na Virgínia.

Entenda o porquê dos boatos

As publicações que se espalharam rapidamente nas plataformas digitais, desde a madrugada de sábado, apontavam três supostas “provas” da morte de Trump:

  1. Agenda esvaziada: A falta de compromissos públicos de Trump desde a última terça-feira e a ausência de eventos oficiais em sua agenda para o fim de semana foram interpretadas como um sinal de seu desaparecimento.
  2. Problemas de saúde: A foto de um hematoma na mão de Trump, que já havia viralizado na internet, foi resgatada para sugerir que ele estaria enfrentando um grave problema de saúde.
  3. Bandeira a meio-mastro: Usuários associaram a bandeira dos EUA a meio-mastro na Casa Branca, um ato que tradicionalmente indica luto, como prova de que o país estaria de luto pela morte de um presidente.

A verdade por trás dos fatos

As evidências que desmentem os boatos são diretas e claras:

  • Trump flagrado em público: Uma foto tirada pela agência de notícias Agence France-Presse (AFP) na manhã deste sábado flagrou Donald Trump e sua neta, Kai Trump, deixando a Casa Branca em uma comitiva presidencial. O destino era o campo de golfe Trump National, na Virgínia.
  • Agenda normal: Segundo a correspondente da Globo em Washington, Raquel Krähenbühl, a agenda do ex-presidente não incluía eventos oficiais para o fim de semana. A jornalista também confirmou que um grupo de repórteres se preparava para acompanhar o dia de Trump no campo de golfe, reforçando que ele estava vivo e em atividade.
  • Luto por ataque: A bandeira a meio-mastro não estava relacionada a Trump. A Casa Branca emitiu um comunicado no dia 27 de agosto declarando o luto oficial em memória das vítimas de um ataque em Minneapolis, onde um atirador abriu fogo em uma igreja, matando duas crianças e ferindo 17 pessoas.
Tags