Ex-deputado George Santos é filho de brasileiros e estava preso desde julho por fraude e falsidade ideológica. Segundo Trump, Santos será libertado "imediatamente"
Ex-deputado, que estava preso desde julho por fraude e falsidade ideológica, foi perdoado pelo presidente americano; Trump justificou a decisão comparando o caso a outros “foras da lei”
Publicado 18 de outubro de 2025 às 11:23
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (17) que concedeu perdão ao ex-deputado George Santos, que é filho de brasileiros e estava preso desde julho por fraude e falsidade ideológica. Segundo Trump, Santos será libertado “imediatamente”.
Em uma postagem em sua rede social, Trump justificou a decisão afirmando que, embora Santos fosse “meio que um ‘fora da lei'”, muitos casos semelhantes não resultaram em prisão. “Há muitos foras da lei em nosso país que não são obrigados a cumprir sete anos de prisão”, disse o presidente.
Trump comparou o caso ao do senador democrata Richard Blumenthal, a quem acusou de mentir sobre ter lutado na Guerra do Vietnã, afirmando que o comportamento do democrata foi “muito pior”. Ele também destacou que Santos sempre votou com os republicanos.
George Santos foi o primeiro congressista expulso da Câmara dos Estados Unidos em mais de 20 anos, após ter inventado partes de sua biografia, como sua formação e histórico profissional. Ele admitiu ter cometido fraude eletrônica e roubado a identidade de pelo menos dez pessoas para financiar sua campanha.
O ex-deputado estava preso desde julho, após se entregar à Justiça. Ele foi condenado em abril a uma pena de sete anos e dois meses de prisão por desviar recursos de campanha, que teriam sido usados para pagar aplicações de botox e assinaturas na plataforma OnlyFans.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias