Vereadores aprovam lei escrita pelo ChatGPT

Projeto de lei apresentado pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB) isenta moradores de cobrança sobre a substituição do medidor de consumo de água caso o objeto seja furtado. Texto foi totalmente redigido pela ferramenta ChatGPT, da empresa Open AI.

Ele revelou que bastou um comando de 289 caracteres para que a AI construísse uma proposta com oito artigos, justificativa e até uma sugestão própria.

O chat é levemente prolixo, né? Um grupo de revisores verificou a ortografia e transformou os oito artigos em dois — ok, um deles ficou mais longo. Fora isso, o texto passou por toda a tramitação sem qualquer outra alteração.

O vereador disse que vê potencial para a AI servir como economia de recursos, defendendo que, se for bem usada, pode ajudar cidades menores a elaborar projetos melhores gastando menos.

“Precedente perigoso”. O presidente da Câmara de POA reforçou que ainda não existem regras sobre o uso da AI para redigir leis, e quando descobriu sobre o ChatGPT disse que foi algo “perigoso”.

Amazon lança AI exclusiva para o mundo corporativo

Tem colega de trabalho novo vindo aí. A Amazon anunciou uma nova inteligência artificial destinada exclusivamente para empresas adquirirem e oferecerem aos seus times.

Com o nome de Q, ela vai funcionar como uma assistente corporativa para pessoas em qualquer cargo.

A versão inicial já está rodando com o preço de 20 verdes americanos por usuário por mês. A ideia é que a ferramenta fique sempre aberta em uma aba secundária, ajudando com resumo de documentos, preenchimento de fichas e até respondendo perguntas sobre a dinâmica da empresa.

Também vai ser possível conectar a AI com outras ferramentas queridinhas dos escritórios, como Slack, Dropbox, Salesforce, Gmail e todo o pacote Microsoft 365.

The BIG picture: Com o lançamento, a BIG TECH mostra que não quer ficar pra trás na corrida das AIs. O Google tem o Bard, a Microsoft o ChatGPT, faltava a empresa do tio Bezos…

Realmente a utilização da IA está crescendo a exponencial logarítmico, num próximo #DoTheEvolution vou colocar algumas coisas bem práticas que já podemos usufruir os simples mortais, e de graça.

#APP DA SEMANA – REMODEL AI

Tá querendo dar uma nova cara ao seu apé e não sabe bem que estilo utilizar? Pois agora pode ver como vai ficar sem gastar um tostão! Este APP que trago esta semana faz uma remodelação do seu ambiente por IA e é uma brincadeira de bom gosto, da para se divertir um pouco com isto, bora lá?

Tire fotos da sua casa e veja instantaneamente uma versão totalmente remodelada, novo piso, paredes diferentes, novo paisagismo e muito mais. Escolha entre diversos estilos de design de interiores e estilos de arquitetura.

#TRENDS

NÃO SE PODE CONFIAR MAIS EM NADA, agora foi a vez de Drauzio Varella ser vítima de deep fake.

No vídeo, de quase 30 segundos, o médico aparece – em vários momentos sem que se veja a boca dele – narrando os benefícios do suposto medicamento enquanto fotos de pessoas famosas, que supostamente usam o produto, aparecem na tela.

Apesar da voz ser muito semelhante à de Drauzio Varella, o vídeo é falso e se trata de uma montagem com uso de IA para clonar a voz do médico, que é colocada em um vídeo produzido por ele, mas que originalmente abordava outro assunto.

Drauzio Varella já se manifestou sobre o vídeo, afirmando que é falso e que ele nunca fez propaganda de nenhum produto. O médico também afirmou que está preocupado com o uso de sua imagem para enganar as pessoas.

Outros casos de deep fake

Celebridades como Ivete Sangalo, Ana Maria Braga e Xuxa também foram vítimas de deep fake e tiveram suas vozes clonadas e inseridas em vídeos em que supostamente elas indicam colágenos para a pele.

Nesses casos, a tecnologia foi usada também em fotos para envelhecê-las, deixando as personalidades com mais rugas e marcas de expressão e, assim, fazer um comparativo mostrando que o produto realmente funcionaria.

Em outra situação, o jornalista William Bonner, âncora e editor-chefe do Jornal Nacional, também foi vítima de deep fake.

Em um vídeo de poucos segundos, que circula nas redes sociais, o âncora aparece dizendo: “O encontro de dois bandidos“. A gravação corta para imagens do presidente Lula e seu vice, Geraldo Alckmin, se abraçando, com a narração do jornalista: “Perdão, imagem errada. A imagem seria de outro ladrão, digo, de um ladrão de verdade”.

Também foi comprovado que o material se trata de uma montagem feita com o uso dessa tecnologia.

(Fonte: Mundo Conectado)


DO THE EVOLUTION – Inovação, tecnologia e humanidade.

Coluna semanal para o Novo Notícias escrita por Enrique Robledo https://www.instagram.com/enriquerobledo