Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Opinião

Opinião Diego Breno: uma vez mais, o América fica na Série D do Campeonato Brasileiro

Que situação o futebol do RN se meteu. Assim como nossos dirigentes, nosso futebol não avançou em absolutamente nada

por: Diego Breno, do NOVO Notícias

Publicado 8 de setembro de 2025 às 17:00

Uma vez mais
Olá, pessoal! Uma vez mais o sonho acabou. Uma vez mais ficou no quase. O que mais dói é que fica aquele gosto de que tudo poderia ter sido diferente. Se analisarmos o desempenho nos dois jogos, o América foi melhor. No entanto, mais do que a efetividade, os objetivos só são alcançados a medida que estivermos bem mentalmente. O mais curioso é que o responsável por este fator, o técnico Gérson Gusmão do qual elogiei por ser coerente e sensato, ocasionou erros durante a partida que custaram o tão sonhado objetivo.

Uma vez mais (2)
A frustração não é apenas pelo fato da eliminação diante de um adversário que não se abalou em nenhum momento. A frustração se dá porque o América resolveu corrigir as rotas e viu que o caminho estava sendo feito como deveria ser. Porém, pagou o preço. Assim como o Juca Mulato, personagem do poema do escritor Menotti Del Picchia, o sofrimento continua. Por agora veremos a dor ser descomunal para todo torcedor americano. Como diz o trecho do poema: “Esta vida é um punhal com dois gumes fatais: não amar é sofrer; amar é sofrer mais!”.

Enfim, juntos!
Depois de algum tempo, ABC e América irão novamente viver algo juntos. O lado ruim é que, desportivamente falando, é péssimo para todos que querem o futebol potiguar numa melhor situação. O lado bom é que agora, com os dois na pindaíba que é a Série D, talvez os dirigentes tentem levar mais a sério sua forma de administração. Até porque ninguém quer fracassar mais uma vez. Além disso, os torcedores poderão desejar “uma boa quarta” sem zoeira.

Falando sério agora
Brincadeiras à parte, que situação o futebol do RN se meteu. Assim como nossos dirigentes, nosso futebol não avançou em absolutamente nada. Cresci vendo nossas principais equipes disputando competições como gente grande. Nada abalava. O que me impressiona é quem deveria mudar os rumos – entende-se todos os dirigentes – atuam como se estivessem brincando de vídeo game sem a mínima responsabilidade. Está na hora de entender que nem o Chapolin irá ajudar se todos, sem suas vaidades inúteis, não se reunirem e pensarem no que pode ser mudado para melhorar. Enquanto isso, nos restam saborear as migalhas.

Tem coisas que…
Muito se fala das coisas inacreditáveis só organizar uma competição. Seja a fórmula de disputa, seja na quantidade de jogos em casa ou fora, o fato é que não dá para entender como se chega um time que fez 15 pontos em um grupo ficar de fora da fase decisiva para um time que sequer pontuou em outro grupo. O caso aconteceu no Campeonato Potiguar Sub-20, onde o ABC ficou de fora enquanto Riachuelo e UNIVAP avançaram. Não se pode reclamar, já que no Campeonato Paulista dos profissionais, por exemplo, isso acontece quase sempre. Mas que chega a ser bizarro, ah chega!

Que baita jogo!
Confesso que não esperava outra coisa no primeiro duelo entre Cruzeiro e Corinthians na final do Brasileirão Feminino. As duas melhores equipes da competição trouxeram o bom futebol praticado para a primeira parte da final. Apesar de ser um ano atípico para as brabas, jamais deve ser subestimada uma equipe que vai em busca do seu sétimo título. Por outro lado, um time que soube investir mostrou que com trabalho sério pode se chegar lá. O fato é que no próximo domingo o bom futebol feminino será visto novamente.

Bahia, Pentacampeão!
E no último sábado aconteceu a final da Copa do Nordeste. O Bahia, que já tinha garantido o título no jogo da ida ao golear o Confiança por 4×1, aplicou mais uma goleada e venceu por 5×0 conquistando assim o pentacampeonato da Lampions League. Idolatrias à parte, como é bom ver alguém dedicado como Rogério Ceni conquistar mais um título. Ele que poderia ter saído no momento de crise do Bahia, mas foi bancado pelo CEO do Grupo City e ajudou a conquistar mais essa taça para o BBMP. Com esta nota, me despeço desejando a todos um semana de muita paz e boas vibrações. Um grande abraço e cuide-se bem!

Tags