Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Opinião

Opinião Diego Breno: uma lição do tetracampeão da Libertadores

Gostem ou não, precisamos aplaudir o time que soube se organizar internamente e aprendeu, mais do que tudo, a jogar a maior competição das Américas

por: Diego Breno (jornalistaesportivodb@gmail.com), do NOVO Notícias

Publicado 1 de dezembro de 2025 às 16:15

A lição do novo tetra
Olá, pessoal! Por mais que o jogo tenha sido tenso e nos proporcionado uma partida fraca, o enredo foi perfeito até demais para os flamenguistas. Não apenas por ter sido no lado do gol do mesmo estádio do bicampeonato, mas pelo fato de o gol do título ter saído no minuto 21, número do ano em que a derrota foi para aquele que tinha sido o algoz. Nas coincidências que sempre costumam dar o ar da graça, ver a festa que foi proporcionada, desde a ida a Lima até a volta no Rio, mostra que o Flamengo não conquistou títulos importantes nos últimos anos à toa. Gostem ou não, precisamos aplaudir o time que soube se organizar internamente e aprendeu, mais do que tudo, a jogar a maior competição das Américas.

As quatro melhores
Depois de 25 jogos, as semifinais do Campeonato Potiguar Feminino estão definidas. O mais curioso é que, das quatro equipes, três chegam às semis de maneira invicta. O União, que venceu todos os jogos, vai encarar o Estrela, que em quatro partidas venceu três e empatou uma. A outra equipe invicta é o Potyguar Seridoense, que vai jogar contra o Monamy, que precisava vencer o Baraúnas para garantir a vaga. A vitória veio com um W.O. Ainda hoje, a Federação irá divulgar o dia e os horários das partidas, mas a tendência é que os jogos já aconteçam no próximo sábado.

Sobre o W.O. do Baraúnas
A última rodada da primeira fase do Campeonato Potiguar Feminino ficou marcada por algumas “coisinhas”, como o W.O. do Baraúnas. Causou-me estranheza, já que estou acompanhando de perto todas as equipes, o fato de terem pedido para mudar o horário da partida e, mesmo assim, não terem comparecido para o jogo contra o Monamy. O perfil oficial do time no Instagram emitiu uma nota dizendo que houve uma “quebra de acordo com o presidente do clube”. Sempre é bom lembrar que, no caso de times femininos, muitos são frutos de parcerias entre clubes e projetos. Entre os possíveis fatores, as questões financeiras tendem a ser o motivo desta quebra.

Final confirmada
A final do Campeonato Potiguar de Futsal, Série Ouro, será decidida entre Apodi e América. Não que seja uma surpresa, já que falamos na última edição que isso poderia acontecer. Mas pelo que as duas equipes vêm fazendo na competição e, claro, pelos resultados construídos nos jogos de ida. A Federação Norte-rio-grandense de Futsal já definiu que as finais vão acontecer já nesta semana – faltando apenas definir os horários. O primeiro jogo acontecerá aqui em Natal, na próxima quarta-feira (03). Já a partida da volta será no sábado, dia 06, em Apodi. Vale ressaltar que o América vai em busca do seu 28º título estadual, enquanto o Apodi busca o 2º.

Rumo às semis

A Seleção Brasileira Feminina de Futsal segue mostrando o porquê de ser uma das favoritas a conquistar a primeira edição da Copa da categoria. Com uma campanha de 19 gols marcados e apenas 2 gols sofridos, o Brasil encara o Japão amanhã, às 9h30. Pelos jogos que vi até aqui, a Seleção Brasileira não terá tanta dificuldade assim contra as japonesas, que perderam apenas para Portugal. Se concretizar a ida para as semis, a tendência é que encaremos a Espanha, outra favorita ao título. Independentemente disso, confio no time de Ana Luiza, Amandinha, Lucileia e Cia.

Estreia com derrota
A temporada da Superliga B de Vôlei está de volta e o nosso representante, o América, não começou bem. No sábado, jogando fora de casa, o alvirrubro perdeu para o Apade-PA por três sets a zero, com parciais de 25×22, 25×21 e 25×22. No próximo jogo, o América/SSC receberá na sexta-feira a equipe do Brasília, que estreou com vitória no campeonato. A partida será no Palácio dos Esportes, às 19h. Você que deseja assistir à estreia do time em casa, está rolando ingresso no aplicativo do Nota Potiguar.

Sexta de Copa do Mundo
Não tem jeito! A partir da próxima sexta-feira, já vamos vivenciar a Copa do Mundo através do sorteio dos grupos da competição. Por mais que seja apenas um sorteio, sempre gostei de todo o contexto, já que se cria uma expectativa e, claro, já se fazem projeções de futuros adversários. Falando nos adversários, imagina o grupo do Brasil com Senegal, Noruega e Nova Zelândia? Muito melhor do que um com Marrocos, Croácia e Itália (se passar). Enfim, aguardemos sexta e seja o que os Deuses do Futebol quiserem para o Hexa (sim, estou cravando). Bom, eu fico por aqui e desejo um ótimo início do último mês de 2025. Um abraço e cuidem-se bem! Valeu!

Tags