Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Esporte

Opinião Diego Breno: o ABC normalizou o sofrível como virtude

por: Diego Breno

Publicado 2 de junho de 2025 às 16:15

Inexplicável
Olá, pessoal! Olha, faltam adjetivos para qualificar a atuação do ABC na partida de sábado. Nada justifica o que vimos diante do Náutico. Um erro não apenas do técnico Evaristo Piza – que a meu ver errou ao demorar demais em sacar o defensor para colocar um atacante – mas principalmente de atletas que simplesmente não jogaram e não jogam há um bom tempo. Não dá para aceitar ver o time pernambucano com um jogador a menos durante toda a partida ter mais chances claras e sair vitorioso do que o próprio alvinegro. A verdade é que esse time do ABC, ao que parece, normalizou o sofrível como virtude. Uma pena.

Se mudar, quem vai vir?
Tenho certeza de que uma rápida pesquisa entre os torcedores do ABC, a grande maioria vai querer que o técnico Evaristo Piza saia do comando do alvinegro. Os números estão aí. Em onze jogos, são apenas duas vitórias, sete empates e duas derrotas. A pergunta que fica é: quem seria o substituto? Quem seria o cara que, com o elenco que está aí, poderia mudar completamente a postura do time e garantir os resultados da permanência? Eu, sinceramente, não vejo alguém que possa fazer “O Milagre Alvinegro” de forma imediata.

Encarando a realidade
Faltam onze rodadas, mas acho que depois dessa partida o ABC provou aquilo que já era sabido antes mesmo do início da Série C. O alvinegro fará sua campanha em busca da permanência. Espero que depois de sábado não vejamos mais algumas maluquices do tipo “O ABC pode sim conquistar o acesso”. Não dá para esperar por um time que de doze pontos em disputa em casa conquistou apenas três. A única coisa que deve ser feita é muita reza para que, no fim, a queda não venha.

Vitória importante, mas…
A vitória para cima do Sousa ontem foi importante demais para as pretensões americanas nessa primeira fase da Série D. Além de se afastar da turma que estava chegando, vai galgando rumo à classificação. Porém, o alvirrubro está com uma mania de desperdiçar chances reais e possibilitando que o adversário dificulte um jogo que chega a ser tranquilo. Não é de hoje que se tem visto esse problema. É importante que se corrija logo, tendo em vista que os adversários, teoricamente, serão mais qualificados e podem acabar com o sonho americano.

Ah, Santinha!
O Santa Cruz de Natal bem que tentou, mas a derrota para o Horizonte-CE coloca o time potiguar numa situação bem incômoda. Isso porque o próprio time cearense ultrapassou o Tricolor pelo critério de saldo de gols. Por mais que a pontuação ainda deixe o time apenas dois pontos do G4, a campanha não ajuda, já que em sete jogos há apenas duas vitórias, um empate e quatro derrotas. O técnico Eugênio Gomes vai ter trabalho gigantesco no time para esse returno.

Estreia do Mister
A tão sonhada estreia de Carlo Ancelotti no comando da Seleção Brasileira vai acontecer na próxima quinta-feira (05) diante do Equador. Diante das expectativas geradas, e pelo que o próprio treinador tem aproveitado os dias no país, estou bastante curioso para ver a Seleção em campo. Há tempos não tinha uma ansiedade para ver o Brasil numa partida. Que a estreia dele à beira do campo seja com o resgate do bom futebol brasileiro.

Paris est magique!
Tenho plena certeza de que todos imaginariam uma final de Champions League bem disputada. A Internazionale decepcionou? Bastante, principalmente pelo que fez nos duelos contra o Barcelona nas semifinais. O PSG, que não tem nada a ver com isso, jogou em busca da tão sonhada Orelhuda. Além disso, provou que nem sempre um elenco precisa de estrelas para brilhar como em outras épocas. Uma conquista histórica e, por tudo que foi feito nesta edição, mais do que merecida. Com essa nota, vou ficando por aqui. Desejo uma maravilhosa semana e cuidem-se bem! Um grande abraço a todos!