Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Esporte

Opinião Diego Breno: no dia de seu aniversário, ABC presenteia com mais um fracasso

por: Diego Breno

Publicado 30 de junho de 2025 às 15:45

Que presente de aniversário!

Olá, pessoal! Das atuações horríveis do ABC que já acompanhei, a de ontem com Ypiranga entra para uma das mais vergonhosas. O mais curioso é que, num dia de festa pelos seus 110 anos, o alvinegro envergonhou todos os seus torcedores de maneira que o torna descrente. Um time sem alma, sem brio, que no dia do aniversário consegue ser patético. Não é possível que ninguém que esteja ali perceba o que a derrota representa. Nem falo da luta pelo rebaixamento, já que isso sabíamos que iria acontecer desde o início do campeonato. O novo ciclo de vida possibilita renovar esperanças para um futuro melhor. Pelo jeito, o ABC não se preocupa com isso já que normalizou o fracasso como virtude.

Quem será, a próxima vítima agora

Até o fechamento da Coluna, não sabemos se de fato o técnico Evaristo Piza foi demitido ou não do ABC. Caso tenha sido, a pergunta que faço é: qual nome aceitaria vir comandar o alvinegro, onde a verdadeira crise está instalada e já não é de hoje? Quem seria o treinador que teria que se adequar a uma realidade financeira que, penso eu, não seja compatível com a Série C? Quem seria o responsável por livrar (ou rebaixar) o time? São tantas perguntas a serem feitas que o melhor que se tem a fazer é esperar para ver quem vai mergulhar no turbilhão de problemas do alvinegro.

Xô “crise”!

Se as derrotas para CSA (Copa do Nordeste) e Sousa (Série D) e o jogo apresentado diante do Ferroviário (mesmo que tenha vencido) colocavam dúvidas no trabalho de Moacir Jr, a vitória pra cima do Santa Cruz de Natal afastou “a crise” que o América vinha passando. Praticamente encaminhado com a classificação, o alvirrubro fez o que tinha que fazer no duelo contra o Santinha. Não jogou brilhantemente, só que o momento exigia o resultado e foi isso que conseguiu. Três pontos que dão um sossego momentâneo.

Sem vacilos

Não que o Santa Cruz tenha jogado ruim. A prova é tanta que nos últimos dois confrontos da Série D o time foi melhor. A derrota liga o alerta ao Tricolor que vai brigar até às últimas rodadas pela quarta vaga. O técnico Eugênio Gomes sabe que os quatros jogos que restam – Central, Santa Cruz, Ferroviário e Sousa – não poderá cometer vacilos. Caso contrário, custará o objetivo final. Vamos ver como se comportará já no duelo contra o Central.

Apodi

Que a situação era difícil, todos sabíamos. O empate diante do Jaguaribe decretou o fim de trajetória do Apodi na Copa do Brasil de Futsal. Apesar de uma equipe reformulada em relação ao ano passado, as atuações da equipe neste ano ainda não lembram o Apodi dos últimos dois anos. É bem verdade que o Jaguaribe, atual campeão do nordeste, é um baita time. Só que ainda falta aquele UP. Quem sabe nas competições que faltam, como o Estadual e o Campeonato Brasileiro por exemplo, as coisas melhorem.

Filipe Luís

Por mais que tenha sido derrotado, gostei muito do que o técnico do Flamengo, Filipe Luís, falou a respeito do duelo com o Bayern ontem. Diferentemente de alguns que querem fazer vista grossa, ou inventam algo em suas falas, o treinador foi claro ao reconhecer a superioridade do time alemão. Mais do que isso, penso que a projeção dele como treinador – mesmo que em pouco tempo – o tornou mais qualificado e pronto para alçar voos maiores. A Copa do Mundo de Clubes o deixou mais do que fortalecido para os grandes objetivos de um futuro próximo.

Os primeiros pontos

Encerro o Toque de Letra desta semana falando de Fórmula 1, mais precisamente de Gabriel Bortoleto. Após longos sete anos, sete meses e três dias, o brasileiro conseguiu seus primeiros pontos na categoria. Foi um baita final de semana do piloto que, após a corrida, foi abraçado pelo festivo Alonso. Mesmo não sendo da mesma equipe, o piloto espanhol comemorou bastante a atuação do brasileiro. Que seja os primeiros de muitos pontos que Bortoleto conquiste. Eu vou ficando por aqui e desejo uma excelente semana a todos. Um grande abraço e cuidem-se bem! Valeu!