Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Esporte

Opinião Diego Breno: não tem crise na arbitragem brasileira

por: Diego Breno

Publicado 13 de outubro de 2025 às 16:51

Arbitragem em crise?

Olá, pessoal! Com a Data FIFA ocasionando uma pausa no futebol de clubes mundo a fora, as mesas redondas dos programas brasileiros tocaram apenas em um assunto: “a crise na arbitragem brasileira”. Após o afastamento dos árbitros envolvidos na polêmica – e que sabemos que não adiantará de nada, a excelente jornalista Marília Ruiz traz um ponto importante sobre e que ninguém lembra: a CBF não pressionou e não pressiona sua comissão de arbitragem para que afastassem/afastem os envolvidos. É como naquele episódio do Chaves em que o personagem vende churros para ele mesmo.

Arbitragem em crise? (2)

Se utilizarmos bem a cachola e entender como funciona a parada, “a pressão” exercida pela entidade perante a sua comissão apresenta brechas para que haja interferências em vários pontos, incluindo nas escalas. Rodrigo Cintra e Péricles Bassols, hoje, só estão a frente da comissão não porque foram excelentes no apito. Numa instituição política, é óbvio que os seus funcionários deverão ser políticos e eles exercem isso. A prova é que no relatório da arbitragem do primeiro turno do Brasileirão e da Copa do Brasil, a comissão diz que a precisão geral de acertos é de 99.79%. Complicado para quem vive da política é  de home office sempre.

A primeira vitória

Após iniciar arrancando um ponto diante do Potyguar de Currais, o Alecrim recebeu o Visão Celeste e conseguiu sua primeira vitória. Fácil? Há tempos que para o Esmeraldino nada é fácil. Precisou sofrer para conseguir a virada e conquistar seus três pontos. João Vítor e Sapé foram os responsáveis por dar o alívio ao time alviverde. Com quatro pontos, o Alecrim assume a vice liderança mas sabe que os próximos compromissos, com o Mossoró e QFC, serão determinantes para uma futura classificação à segunda fase.

Já lá em Serra do Mel…

A novidade no duelo entre Mossoró e Baraúnas foi que o estádio Francisco Antônio da Costa, ou simplesmente Fião, foi palco do primeiro jogo oficial de sua história e contou 640 presentes que viram um confronto bem equilibrado. O Baraúnas, com um jogador a mais, não conseguiu superar o Mossoró que venceu o duelo pelo placar mínimo. A vitória coloca o time do Carcará na liderança. Aliás, a próxima quarta (15) o Mossoró terá um confronto bem interessante contra o Alecrim.

Anote aí!

A Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) definiu as datas e horários das partidas das quartas de final do Brasileirão. O Apodi vai encarar a Chapecoense já no próximo domingo, dia 19, às 11h, no ginásio Vilson Custódio. O time potiguar, que já tinha anunciado o ala direito Gabriel Soares e o pivô Gringo, sabe do duelo difícil que terá pela frente e espera que o ginásio esteja lotadaço para esse primeiro compromisso. Vale lembrar que a partida terá transmissão no canal da CBFS TV no YouTube. Mas quem tiver por Apodi, vale a pena apoiar nosso representante nesse jogão.

Bloco 2 do JUB’s

Começou ontem o segundo bloco de competições dos Jogos Universitários Brasileiros que segue acontecendo aqui em Natal. Entre as modalidades, destacam-se o e-sports, karatê, cheerleading e tiro ao arco, que é a grande novidade desta edição. O RN já teve um bom destaque na primeira semana, onde conquistou medalhas, por exemplo, no Taekwondo e Judô. Vale lembrar que os JUB’s acontecerá até o próximo sábado (18).

Que seja a primeira de muitas

A Copa Maria Bonita mostrou que, para a primeira edição, teve êxito. Não só pudemos ver certa avanço na modalidade, mas também tem locais que que ainda necessitam trabalhar e muito – o RN é um exemplo disso. Ainda assim, penso que a competição pode se uma chave de alavancar ainda mais o futebol feminino nordestino. A final entre Sport e Fortaleza mostrou tanto equilíbrio que precisou Tainá – que por sinal, boa jogadora – marcar o gol do título do tricolor somente aos 39 minutos do segundo tempo. Que a competição seja o inicio de um progresso promissor. Bom, eu vou ficando por aqui. Uma ótima semana e cuidem-se bem! Um abraço!