Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Opinião

Toque de Letra Diego Breno: Mais uma superação, mais um título para o União

A hegemonia no futebol feminino potiguar continua sendo do União. Por mais que parecesse fácil devido aos investimentos em relação às demais equipes, o trabalho de reinvenção do time passou principalmente pelo lado psicológico

por: Diego Breno (jornalistaesportivodb@gmail.com)

Publicado 15 de dezembro de 2025 às 16:45

Mais uma superação, mais um título
Olá, pessoal! A hegemonia no futebol feminino potiguar continua sendo do União. Por mais que parecesse fácil devido aos investimentos em relação às demais equipes, o trabalho de reinvenção do time passou principalmente pelo lado psicológico. Após relatos de denúncias feitas por ex-atletas ainda quando disputavam o Brasileirão A3, o União precisou superar essa adversidade e mostrar o quão forte é. Com a chegada de atletas experientes, o time de Extremoz se refez, mostrou força e conquistou mais um título. Esse, venhamos e convenhamos, terá um sabor mais do que especial.

Muitas palmas para o Potyguar
Mesmo com o vice-campeonato, o Potyguar mostrou que logo, logo também chegará lá. O trabalho que Renntonny fez, se mantido até o próximo campeonato, poderá levar a equipe longe. Aliás, Renntonny era auxiliar e virou treinador durante a competição, já que era ele quem fazia todo o treinamento. O até então treinador Guilherme reconheceu o esforço e acabou virando auxiliar. Sobre as atletas, há um time com bons nomes ali, como as zagueiras Layssa e Gisele, a lateral Edna, as meias Wanessa, Évila, Rafinha e Maria Eduarda, além da atacante Tamara. Foi por muito pouco. Parabéns a todos do Potyguar Seridoense. Orgulhem-se!

Os números do Campeonato
Com um recorde de participantes (11), a edição deste ano nos proporcionou 28 partidas nas quais foram marcados 159 gols – uma média de 5,67 – por 60 jogadoras. Destas, Priscila (União) marcou 12 gols. Além disso, somente duas partidas terminaram sem gols (Estrela x Potyguar e Potyguar x União) e uma em WO (Monamy x Baraúnas). O time de melhor ataque foi o União, que em sete jogos marcou 56 gols. Já os times de melhor defesa foram o próprio União e o Potyguar. Ah, não podemos esquecer que o gol mais rápido do Estadual foi de Aninha (União), com exatos 31 segundos.

Os números do Campeonato (2)
Ainda trazendo alguns números, a maior goleada foi do União sobre o Potiguar de Mossoró (17 a 0). Aliás, o time mossoroense foi o time que mais sofreu gols: 26. Em relação aos cartões, Parnamirim e União foram as únicas equipes a receberem o vermelho. Já quanto aos cartões amarelos, tivemos 56 cartões distribuídos para todos os times, sendo o ABC o que mais recebeu (8). Uma curiosidade é que tivemos quatro jogos em que não houve um cartão sequer.

Justíssima a homenagem
Durante a premiação, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol acabou entregando um troféu que homenageou um dos grandes nomes da história do futebol feminino potiguar: Lenira Santiago. Ela, que é considerada uma das pioneiras da modalidade aqui em Natal, recebeu um troféu de reconhecimento por tudo que fez enquanto jogadora, enquanto responsável por uma escolinha e enquanto segue na luta pelo futebol feminino. Nada mais justo e merecido que a homenagem – e confesso, foi muito bom ver sua emoção ao receber o prêmio.

Seleção do Campeonato
Não tem como não dizer que boa parte da Seleção do Campeonato vem do União. Numa formação 4-2-1-3, a minha Seleção ficou da seguinte maneira: no gol, Miriam (União); na lateral direita, Índia (União); a zaga é composta por Gisele (Potyguar) e Tânia Maranhão (União); e na lateral esquerda, Mari (Estrela); o meio de campo é formado por Wanessa (Potyguar), Clarinha (Estrela) e Gabi Barrozo (União); na frente, Maria Eduarda (Potyguar) no lado direito, Emily Karla (União) e a centroavante é a Priscila (União). A técnica é Walessa Silva (União). A craque foi a Maria Eduarda (Potyguar) e a revelação foi Rita (Gramoré).

Agradecimento
Encerrando o Toque de Letra especial do Estadual Feminino, quero registrar aqui meu agradecimento à Sociedade Esportiva União e à técnica Walessa Silva por proporcionar uma baita surpresa à minha mãe. Sem sequer conhecê-la pessoalmente, o gesto de entregar uma medalha a ela significou algo que a todo instante me deixa emocionado. Em nome dela, a melhor mãe do mundo, muitíssimo obrigado. Bom, caros amigos, me despeço por hoje desejando a todos uma excelente semana. Grande abraço e valeu!

Tags