em se tratando do que estamos vendo do ABC nesta temporada, existe uma mescla onde o mal causado pelo futebol praticado e o planejamento mal elaborado – se é que teve – afetam os resultados apresentados em campo e se unem à imagem manchada pelo fracasso
Publicado 1 de abril de 2024 às 16:00
Olá, pessoal! Dizem que a vergonha é um sentimento multifacetado, com diferentes intensidades e que muitas vezes é fundamental para regular o social do comportamento humano. Em muitos casos, a vergonha pode se confundir com a culpa. Alguns até chegam a apontar algumas diferenças entre estes sentimentos. No entanto, em se tratando do que estamos vendo do ABC nesta temporada, existe uma mescla onde o mal causado pelo futebol praticado e o planejamento mal elaborado – se é que teve – afetam os resultados apresentados em campo e se unem à imagem manchada pelo fracasso.
O substantivo que significa dor, aflição ou mau trato encaixa-se perfeitamente no atual momento do ABC. Afinal de contas, um time que irá disputar a Série C nas próximas semanas, que é o clube mais bem ranqueado, ter a proeza de ficar à frente apenas do Força e Luz em seu grupo é digno de estampar em sua face o enorme feito. E olhe que nem vou entrar no ponto que se fala do nível do Campeonato – até porque a situação por si só já o credencia para além do vexame.
Leia também:
Agregado ao sentimento da vergonha ao de exame, nada melhor que a humilhação em depender do erro do outro na Justiça Desportiva. O tapetão seria a cereja perfeita para glorificar “a campanha espetacular do Alvinegro nesse Segundo Turno do Estadual” (contém ironia). Por mais que alguns achem que o reconhecimento da humilhação, por si só, é humilhante, seria muito mais digno se o ABC viesse a público e reconhecesse todos os erros cometidos até aqui. Mas ao que parece, o silêncio será presente por algum tempo.
Por mais que o Baraúnas tente reverter a situação, é bem difícil que consiga reverter, pois o regulamento não dá uma dualidade como alguns chegaram a cogitar. Está mais claro do que água cristalina. E curioso o Baraúnas, né? Conseguiu o acesso por erro de outro clube (Mossoró). Como disse o amigo – e mestre – Fernando Amaral: “Quem com o erro alheio se beneficia, com o próprio erro será prejudicado… Assim dizem os dirigentes do Mossoró aos dirigentes do Baraúnas.”
O final de semana foi marcado pelo início do Estadual Sub15. No entanto, dos oitos jogos programados para a primeira rodada, três foram resolvidas no WO: Estrela Potiguar x Globo, Potiguar de Mossoró x Potyguar de Currais Novos e América x Monamy. O mais interessante disso tudo é que sempre vamos ouvir dos clubes que é necessário prestigiar a base, que a diretoria olha pra base e blá blá blá. A nota emitida pelo América, cá entre nós, não passa de uma desculpinha esfarrapada.
No último sábado, a CBF divulgou a tabela básica do Campeonato Brasileiro Feminino A3. O União, nosso representante, vai encarar a equipe do R4 Esporte Clube do Ceará. Engana-se que será um adversário fácil para as nossas meninas. A equipe cearense chegou até às semifinais após perder nos pênaltis pro Ceará – que viria ser o campeão Estadual. O time manteve boa parte do elenco do ano passado, integrando jogadoras da base e alguns reforços vindos, principalmente, do futebol paraibano. Para quem não sabe, o time adversário das potiguares é presidido pelo ex-zagueiro Ronaldo Angelim.
Na semana em que a Coluna Toque de Letra comemora dois anos de existência, venho aqui agradecer a excelente repercussão que tivemos na edição 100 onde convidei mulheres para falar de um assunto tão sensível, mas ao mesmo tempo necessário. As vozes ditas por Edlene Freire, Denise Fernandes, Gabi Barrozo, Ana Karla Martins, Vanessa Pessoa e Carmen Gabrielli foram mais do que bem representadas. A todas, meu muito obrigado. E na semana que completamos dois anos assinando esta Coluna, me despeço desejando uma excelente semana e bom início de mês. Até a próxima!
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________