Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Esporte

Opinião Diego Breno: diante do Treze, o América deixou boas impressões

Para alguns foi surpresa. Para outros, nem tanto assim. Os 47% de aproveitamento nessa segunda passagem de Moacir Jr. não foram suficientes para segurá-lo como treinador do América

por: Diego Breno

Publicado 21 de julho de 2025 às 16:45

Boas impressões
Olá, pessoal! Falando da atuação, é inegável o quanto o América jogou e teve autoridade na vitória para cima do Treze. Por mais que o time paraibano tenha conseguido achar um gol no início do segundo tempo, o Galo da Borborema não ofereceu mais riscos, sendo sucumbido por uma equipe que chegou a liderar o grupo em determinado momento. Claro que muito se deve à chegada do novo treinador, onde “os ânimos” foram restabelecidos através do “mostrar serviço”. Que as boas impressões permaneçam nas fases que realmente interessam e que o América consiga seu objetivo.

É isso
Para alguns foi surpresa. Para outros, nem tanto assim. Os 47% de aproveitamento nessa segunda passagem de Moacir Jr. não foram suficientes para segurá-lo como treinador do América. Aliás, a nota emitida nas redes sociais mostra o discurso de que “sai de cabeça erguida”, mas com alguma mágoa na “condução de sua saída de forma pouco transparente”. Independente disso, penso que o treinador também já sentia que sua trajetória no alvirrubro estava chegando ao fim. Se foi um tiro no pé da SAF só demiti-lo, só o futuro irá dizer.

A matemática permite, mas…
Por mais que a matemática ainda possibilite algo, as chances para o Santa Cruz ficaram remotas após a derrota no confronto direto com o Ferroviário. Na última rodada, o Tricolor encara o Sousa fora de casa. Além de vencer (e bem) o time paraibano, o Santa precisaria que o Horizonte – que pega o América aqui em Natal – e o Ferroviário – que joga com o Central – percam (e bem) seus jogos para avançar. Pode acontecer? Claro. Estamos falando de futebol. No entanto, a situação é bem difícil.

Falar o quê?
Quando você acha que “agora vai”, o ABC faz questão de mostrar “que não é bem assim”. Nada explica o que se passa com o alvinegro e sua síndrome de tomar gol nos acréscimos. Das crueldades dessa síndrome, a de sábado talvez tenha sido a mais dolorosa, tendo em vista que tinha um jogador a mais desde o primeiro tempo, abriu dois gols de diferença, teve oportunidades até de ampliar a vantagem e simplesmente se acua. Falta maturidade? Falta atenção? Cadê o psicólogo ou psiquiatra do time? Difícil.

Futsal Potiguar
O final de semana foi de movimentação para os times potiguares de Futsal. Sábado foi dia de estreia do Campeonato Estadual, onde, pelo grupo A, Itajá, Baraúnas, Gideões e América venceram na estreia. Já pelo grupo B, iniciaram com vitória Amarante, Jandaíra e Macau. Apenas um jogo não foi realizado, pois o Apodi tinha compromisso no Brasileirão – venceu o São Joseense por 4×0. A equipe fará sua estreia, no próximo sábado, contra o Cruzeiro de Assu.

Conmebol e seus problemas
Os contrastes no futebol feminino não se dão apenas no “jogo jogado”, mas também nas competições. Enquanto a UEFA realiza mais uma Eurocopa de sucesso absoluto, com estrutura de dar inveja, a Conmebol realiza uma Copa América com os velhos problemas de sempre. Quem já viu proibir as atletas de aquecerem no gramado? Quem já viu ceder um espaço onde apenas titulares aquecem? Mesmo liberando algumas coisas após as reclamações de atletas brasileiras, a Conmebol mostra-se desinteressada pelo seu próprio produto.

Já que o assunto é Copa América Feminina…
Amanhã, às 21h, a Seleção Brasileira fará seu terceiro jogo na competição. Depois das vitórias para cima de Venezuela e Bolívia, o Brasil poderá dar um passo importante para a classificação se vencer o Paraguai. Até porque o confronto contra a Colômbia, na próxima sexta, promete ser uma partida que promete. Que duelo será entre Kerolin e Linda Caicedo! Sigamos na torcida. Assim como sigo na torcida para que sua semana seja totalmente excelente. Um grande abraço e cuide-se bem! Até a próxima!