Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias
O tetracampeonato corinthiano da Copa do Brasil foi possível também graças a um tetracampeão Dorival Jr, que se tornou um copeiro dos bons e que pode contar com atletas que, hoje, estão sendo tratados como heróis
Publicado 22 de dezembro de 2025 às 16:15
Coisas de Corinthians
Olá, pessoal! A final da Copa do Brasil reuniu duas equipes que contavam com o improvável. De um lado, um time que tirou os rivais (Botafogo e Fluminense) e que um título seria um ressurgimento pelos anos dolorosos. Do outro, um que vive em turbulência por crises políticas, Ministério Público se fazendo presente e uma porção de outras coisas. No entanto, além do improvável, o Corinthians conta com o inexplicável. Ou vai dizer que todos achavam que o alvinegro iria eliminar o rival Palmeiras nas oitavas e o Cruzeiro nas semis? Como diria o companheiro jornalista Chico Garcia, “o Corinthians é capaz de subir ao topo quando todos o dão por caído”.
Coisas de Corinthians (2)
O tetracampeonato corinthiano da Copa do Brasil foi possível também graças a um tetracampeão Dorival Jr, que se tornou um copeiro dos bons e que pode contar com atletas que, hoje, estão sendo tratados como heróis. Nomes como Matheuzinho, André Ramalho, Yuri Alberto, Bidu, Bidon são exemplos reais da atuação do improvável e do inexplicável. Aliás, os dois adjetivos citados estão presentes na alma do torcedor corinthiano, que novamente fez sua festa numa casa em que se sente bem. Em suma, não é que o difícil seja fácil (já diria o Vicente Matheus), mas que para o Corinthians tudo será na base das impossibilidades.
É para se preocupar
Penso que o fato de um time ser derrotado em amistoso de pré-temporada deve ser encarado com observações. Até porque, quando os jogos são pra valer no início, e de fato passamos a acompanhar, só a partir de quatro jogos (mais ou menos) podemos trazer nossas percepções. No entanto, em se tratando de ABC e América, eu digo que começo a ficar receoso pelo que poderá acontecer – mesmo que todos se baseiem no resultado. O histórico de decepções das últimas duas temporadas permite que todos nós fiquemos com uma pulga atrás da orelha, mesmo que sejam meros amistosos.
Incógnita total
Depois de muito suspense, finalmente o Globo deu as caras para a sua pré-temporada. Não só anunciou alguns nomes, como Kaká, Bebeto, Felipe Pacheco, entre outros, como também chegou e oficializou o nome de Roberto Neves como o seu treinador. Por ter sido uma equipe que começou bem atrás dos demais, a Águia de Ceará-Mirim vem para a temporada como sendo uma incógnita. Se vai dar liga ou não, o clube optou para que a resposta fosse dada no Estadual que começará no dia 10 de janeiro.
Em busca da primeira vitória
Depois de três jogos, e três derrotas, o vôlei do América vai em busca da sua primeira vitória na Superliga B. A parada para o alvirrubro não será fácil, já que encara logo mais o vice-líder Montes Claros no Palácio dos Esportes. Até pelo que vem jogando, sendo bem honesto, não sei se fará frente à tradicional equipe mineira. No entanto, não custa acreditar numa rodada em que surpresas aconteceram (como a derrota do Brasília para o Araucária). Quem quiser acompanhar a partida, a bola rola às 19h30.
Bons caminhos
A FIFA definiu que, entre os dias 05 e 30 de janeiro de 2028, irá acontecer a primeira edição da Copa do Mundo de Clubes de Futebol Feminino. Além disso, foi determinado o aumento de seleções nos Jogos Olímpicos e a confirmação da Copa das Campeãs onde o Corinthians, que foi campeão da Libertadores, vai ser a representante brasileira. A competição aconteceu entre os dias 28 de janeiro a 01 de fevereiro. São movimentos realizados pela entidade que, a meu ver, não apenas representam marcos para a modalidade, mas também bons caminhos para uma realidade difícil de encarar.
E a nossa retrospectiva será…
Faço convite a todos os amigos leitores para se ligarem no Toque de Letra da semana que vem, quando faremos a nossa retrospectiva, dando destaque unicamente ao esporte potiguar. Os destaques positivos ficam por conta dos outros esportes, pois sabemos bem que, no futebol, foi um ano bem decepcionante. Então, convite feito, só me resta desejar a todos uma maravilhosa semana, um Natal de muita paz, amor e realizações. Que o verdadeiro significado seja aproveitado muito bem com suas famílias. Dito isto, um grande abraço, feliz Natal e valeu!
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias