Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Opinião

Opinião Diego Breno: a Segundona no RN começou e só tenho um pedido

A bola voltou a rolar nos campos do Rio Grande do Norte com o início do Campeonato Estadual da Segunda Divisão. Com a desistência do UNIVAP, seis equipes disputam duas vagas para a elite do futebol potiguar

por: Diego Breno, do NOVO Notícias

Publicado 6 de outubro de 2025 às 16:45

Segundos com um pedido
Olá, pessoal! A bola voltou a rolar nos campos do Rio Grande do Norte com o início do Campeonato Estadual da Segunda Divisão. Com a desistência do UNIVAP, seis equipes disputam duas vagas para a elite do futebol potiguar. Em se tratando de favoritos, penso que Baraúnas, QFC e Potyguar largam na frente. O Baraúnas, aliás, já começou bem ao vencer o Visão Celeste. Até penso que o 1×0 foi pouco pelo que o time criou. Amanhã será a vez do Potyguar de Currais Novos – me perdoem, mas não consigo chamar de Seridoense – receber o Alecrim. Seria muito pedir para que até novembro possamos ver bons jogos? 

3⁰ Lugar 
A Paraíba World Games foi palco para a realização da Copa do Brasil de Beach Soccer.O nosso representante, o Alecrim, acabou conquistando o terceiro lugar ao vencer o Auto Esporte pelo placar de 5×1. O Esmeraldino foi muito bem na competição. Emquatro jogos, foram três vitórias (Santa Cruz e Auto Esporte 2x) e uma derrota (Flamengo). Excelente participação do time que nasceu de um projeto lá em São Miguel do Gostoso. Time ainda contou com campeões mundiais da modalidade, como Zé Lucas e Alisson Maciel. Fica aqui os meus parabéns pelo desempenho.

Alerta ligado!
Até compreendo que os trabalhos na equipe feminina do ABC estão ainda em formação. A estreia na Copa Maria Bonita foi longe do esperado. O Botafogo-PB, bem mais experiente, não teve dificuldades em tomar conta da partida e acabou aproveitando os erros e espaços do time abecedista. O placar de 4×0 ainda saiu barato. As alvinegras tiveram seu último compromisso hoje – certamente quando a Coluna for publicada o jogo já deverá ter sido encerrado. Mas fica o alerta porque em duas semanas jogarão o Campeonato Estadual e o que se viu na Copa Maria Bonita mostra que o ABC terámuita dificuldade. 

Adversário definido!
O Apodi conheceu seu adversário das quartas de final do Brasileirão de Futsal. Vencendo os dois jogos das oitavas, a Chapecoense venceu a São Joseense e vai pegar o time potiguar. Claro que nesta fase de quartas tudo pode acontecer. No entanto, é nítido que pela primeira fase e o que fez nos jogos das oitavas, a Chape é a favorita nosconfrontos. Ainda terá mais uma partida (Fortaleza x Sorriso) para, aí sim, a CBFS divulgar as datas e horários das quartas de final da competição. Vamos aguardar.

A Capital dos Jogos Universitários
A semana se inicia com Natal sendo palco dos Jogos Universitários Brasileiros. São sete mil estudantes/atletas disputando em vinte e duas modalidades. O RN terá sua maior delegação na história com 212 atletas representados por nove instituições. Serão doze dias que movimentação doze palcos de disputa, que vão desde os esportes tradicionais como o e-sports. Vale a pena acompanhar e torcer pelos potiguares. Se você não quiser acompanhar os jogos presencialmente, tem a opção de se ligar no canal do YouTube da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Vergonhoso
A Seleção Brasileira Sub20 acabou sendo eliminada na primeira fase da Copa do Mundo da categoria. É bem verdade que desde a saída de André Jardine as coisas na base não vão muito bem. Só que com Ramon Menezes o negócio desandou de uma maneira que chegou a ser vergonhoso. Aliás, não sei o que mais envergonha nesse período dele a frente da Seleção – eliminação para Israel na Copa passada, a goleada sofrida este ano para a Argentina por 6×0 ou esta eliminação na primeira fase. Mesmo ele sendo desligado do comando técnico,  a CBF precisa rever os conceitos quanto à categoria de base.

A pífia arbitragem brasileira 
Mesmo com suas muletas (VAR), os árbitros brasileiros seguem dando um show de erros absurdos. Sábado foi com o Grêmio. Ontem com o São Paulo. O pior é que as punições dadas para esses árbitros não servem de nada. Assim como foi importante a mexida dada no calendário, seria importante demais se começassem a ter um trabalho de profissionalizar. Não adianta investir em tecnologia se o produto humano seguirá como Ramón Abatti Abel e afastar alguns jogos para voltar depois. Bom, vou ficando por aqui. Diferentemente da arbitragem, que possamos ter uma semana de muita paz e sem erros. Um grande abraço e cuide-se bem!

Tags