A República Velha do futebol brasileiro
Olá, pessoal! Não é de hoje que o futebol brasileiro vive em uma espécie de República Velha. Aliás, desde que a entidade se tornou 100% política, o que vemos são práticas que se escancaram com o passar do tempo. Se buscarmos as relações entre o sistema da Primeira República e a CBF, as semelhanças vão além das estruturas e da cultura. O modus operandi centralizador e o clientelismo enraizado — ligado ao coronelismo presente em algumas federações e clubes — ajudam a explicar, por exemplo, a reeleição unânime do atual presidente.
A República Velha do futebol brasileiro (2)
O aumento da “mesada” aos presidentes de federações é o menor dos problemas quando se observa a série de faltas de transparência e as muitas atrocidades cometidas sob a gestão atual. O ruralismo presente no futebol brasileiro — comparável ao da Primeira República — é mais do que evidente. Recomendo aos amigos leitores a leitura de uma reportagem da Revista Piauí, assinada pelo repórter Allan de Abreu. O texto faz um raio-x da gestão de Ednaldo Rodrigues e mostra, com clareza, como o futebol brasileiro poderá continuar sob práticas de mandonismo ao menos até 2030.
A Série D do Brasileirão, que deveria começar nesta semana, foi adiada. O motivo? Parte dos clubes ainda disputa campeonatos estaduais e outros nem sequer enviaram os laudos técnicos dos estádios à CBF. As informações indicam que a competição só começará no próximo fim de semana (19 e 20). Prioridades, não é mesmo? Pra quê se preocupar com a Série D se o foco maior parece ser aumentar o “salário” dos coronéis, alimentar seus currais eleitorais e emitir notas para condenar jogador que sobe com os dois pés na bola?
Impressões
Confesso que fiquei em dúvida sobre o que comentar do ABC. Teve auditoria da PPK, chegadas e saídas de jogadores e o início da Série C batendo à porta… Mas fico com a vitória no amistoso contra o Santa Cruz, no sábado. A impressão é de que o time precisava vencer de qualquer jeito para chegar ao Brasileirão “menos pressionado”. Como último teste, com reforços em campo, não sei se será suficiente para o desempenho que esperamos. Até porque o grande objetivo é: permanecer.
Brasileirão feminino A3
Finalmente, a “República Velha do Futebol Brasileiro”, vulgo CBF, realizou de forma virtual a reunião com os clubes participantes do Brasileirão Feminino A3. Hoje, foram definidos os confrontos da primeira fase. Com novo formato, a competição conta com oito grupos de quatro equipes. O único representante do RN, o União, está no Grupo A6, junto com Ceará, Atlético-PI e IAPE-MA. A tabela com datas e horários das partidas será divulgada ainda nesta semana.
RN na próxima fase
No sábado, América e Apodi entraram em quadra pela Copa do Brasil de Futsal. O alvirrubro foi até Alagoas enfrentar o Traipu e venceu por 3 a 2 no último segundo, após empate sem gols no jogo de ida. Com o resultado, avançou às oitavas de final e agora enfrentará o São João do Jaguaribe-CE. O Apodi, que havia empatado em 1 a 1 com o Ribeirópolis, venceu por 3 a 2 no jogo de volta e também garantiu vaga nas oitavas, onde terá como adversário o Giga Sports-BA. A CBFS ainda vai divulgar datas e horários dos confrontos.
Segunda de rally
Pra encerrar o nosso Toque de Letra, que completou três anos junto ao Novo Notícias na última sexta-feira (5), e aproveitando o Dia do Jornalista, deixo o registro do início do Rally RN 1500, que chega à sua 27ª edição. Até sexta-feira, as equipes estarão atravessando os estados de PE, PB e RN em busca de velocidade e aventura. A equipe Papaïracing chega reforçada para a disputa. Ao companheiro Maryo Kemps e cia, boa sorte!Bom, é isso. Uma ótima semana a todos — e cuidem-se! Um abraço e até a próxima!
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias