Fernanda Lima diz que demanda de sexshop triplica neste período – Foto: Divulgação

Ano após ano, o Dia dos Namorados segue como uma das principais datas para o comércio local pela venda de presentes e pelos serviços relacionados às comemorações. A data deve levar 96 milhões brasileiros às compras, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas.

No Rio Grande do Norte, o Dia dos Namorados deve movimentar cerca de R$ 412,3 milhões no comércio e serviços no Rio Grande do Norte, em 2024. O valor representa um aumento de 15,8% em relação ao ano passado, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio RN). O estudo, conduzido pelo Instituto Fecomércio RN (IFC), revela um aumento significativo nas intenções de compra na capital potiguar, com 62,5% dos consumidores planejando adquirir presentes para a data, comparado aos 57,6% do ano anterior.

Para o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a pesquisa mostra indicativos positivos para o comércio. “Observamos um aumento na intenção de compras para o Dia dos Namorados deste ano, o que reflete uma recuperação econômica e uma maior confiança dos consumidores. Este crescimento é um indicativo positivo para o comércio local, que deve se preparar para atender a essa demanda”, pontua.

Em Natal, a maioria dos consumidores que planejam ir às compras são homens (68,2%), e a faixa etária predominante é de 25 a 34 anos, representando 68,3% dos entrevistados. Os dados também revelam que a maioria dos consumidores (63,6%) pretende gastar até R$ 200 em presentes, enquanto 30,8% estão dispostos a desembolsar mais de R$ 200. O valor médio dos presentes este ano é estimado em R$ 157,57, um aumento de 5,43% em relação a 2023. Em relação ao local de compra, 54% dos consumidores planejam adquirir seus presentes em lojas de shopping, seguidos por 21,7% que preferem o comércio de rua e 16,9% que optarão por compras online.

O Dia dos Namorados é uma data crucial para movimentar a economia e impulsionar as vendas em diversos setores, reforça o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), José Lucena. Na capital, esta é a quarta data mais importante para o comércio local. “Estamos otimistas que os resultados serão positivos, os consumidores já receberam o pagamento e o cartão de crédito de muitos já está com a data boa para compras, então agora é atender bem, oferecer o produto certo e fazer a venda. Em datas comerciais, sempre destaco o forte apelo emocional que elas exercem sobre os consumidores e impulsiona as vendas, com o dia dos namorados não é diferente. Diria até que é mais forte, porque esqueça uma data importante ou deixe de fazer um carinho e dar um presente no dia dos namorados para ver a dor de cabeça que vai ter”, brinca Lucena.

Ano após ano, o Dia dos Namorados segue como uma das principais datas para o comércio local pela venda de presentes e pelos serviços relacionados às comemorações. A data deve levar 96 milhões brasileiros às compras, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas.

No Rio Grande do Norte, o Dia dos Namorados deve movimentar cerca de R$ 412,3 milhões no comércio e serviços no Rio Grande do Norte, em 2024. O valor representa um aumento de 15,8% em relação ao ano passado, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio RN). O estudo, conduzido pelo Instituto Fecomércio RN (IFC), revela um aumento significativo nas intenções de compra na capital potiguar, com 62,5% dos consumidores planejando adquirir presentes para a data, comparado aos 57,6% do ano anterior.

Para o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a pesquisa mostra indicativos positivos para o comércio. “Observamos um aumento na intenção de compras para o Dia dos Namorados deste ano, o que reflete uma recuperação econômica e uma maior confiança dos consumidores. Este crescimento é um indicativo positivo para o comércio local, que deve se preparar para atender a essa demanda”, pontua.

Em Natal, a maioria dos consumidores que planejam ir às compras são homens (68,2%), e a faixa etária predominante é de 25 a 34 anos, representando 68,3% dos entrevistados. Os dados também revelam que a maioria dos consumidores (63,6%) pretende gastar até R$ 200 em presentes, enquanto 30,8% estão dispostos a desembolsar mais de R$ 200. O valor médio dos presentes este ano é estimado em R$ 157,57, um aumento de 5,43% em relação a 2023. Em relação ao local de compra, 54% dos consumidores planejam adquirir seus presentes em lojas de shopping, seguidos por 21,7% que preferem o comércio de rua e 16,9% que optarão por compras online.

O Dia dos Namorados é uma data crucial para movimentar a economia e impulsionar as vendas em diversos setores, reforça o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), José Lucena. Na capital, esta é a quarta data mais importante para o comércio local. “Estamos otimistas que os resultados serão positivos, os consumidores já receberam o pagamento e o cartão de crédito de muitos já está com a data boa para compras, então agora é atender bem, oferecer o produto certo e fazer a venda. Em datas comerciais, sempre destaco o forte apelo emocional que elas exercem sobre os consumidores e impulsiona as vendas, com o dia dos namorados não é diferente. Diria até que é mais forte, porque esqueça uma data importante ou deixe de fazer um carinho e dar um presente no dia dos namorados para ver a dor de cabeça que vai ter”, brinca Lucena.

Data é a mais importante do ano para segmento erótico

O Dia dos Namorados parece ser para muitos a oportunidade perfeita para apimentar a relação do casal. E, por isso, muitos procuram novidades para fugir da mesmice do dia a dia. Para o segmento erótico, esta é a data comemorativa mais importante do ano.

A empresária Fernanda Lima, da Ponto G Sex, garante que a demanda triplica neste período. “Parece que a maioria dos casais só inova uma vez por ano. Até agora, já tivemos um aumento de 10% com relação ao ano passado, e a meta é atingir 15% até o dia 12. Como as pessoas costumam deixar para última hora, acredito que vai ser fácil atingir a meta”, afirma.

Os produtos eróticos trazem oportunidades para fazer algo diferente e inovador. Fernanda sugere que, para os casais que nunca usaram nada e querem começar com o mais “básico”, os géis comestíveis que são indicados para deixar as preliminares mais apimentadas.

“Excitantes são ótimos para quem está pensando em sentir sensações únicas. Existem várias opções e cada uma delas proporciona uma sensação diferente. Já o lubrificante é aquele produto indispensável que muitos casais subestimam. É necessário para não ter um excesso de atrito que faz a brincadeira ficar desconfortável, e isso faz com que a mulher não desfrute de todo prazer que o momento deve ter. Já para os casais que são mais abertos, existe uma enorme diversidade de produtos para melhorar a experiência na hora H. Vibrador de casal, plug, algema, fantasia, dedeira, vibrador com aplicativo, por exemplo”, exemplifica a empresária.

Para tornar a comemoração mais interessante, a empresária dá a dica: “A novidade é um ingrediente importante para o desejo, mexe diretamente com a curiosidade, dá um entusiasmo. Fazer sempre as mesmas posições, nos mesmos locais, com os mesmos estímulos é entediante. Por isso que a frequência sexual acaba diminuindo ao longo do relacionamento. Nesse momento, fazer algo diferente é sempre bom”, finaliza Fernanda Lima.

Bares e restaurantes esperam faturar 30% a mais que em 2023

Com reservas esgotadas há três semanas, Cacau e Gabriel decidiram criar a Semana dos Namorados – Foto: Rayane Azevedo/Menu Studio

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes revela otimismo para o Dia dos Namorados, data mais importante no ano para a maioria dos bares e restaurantes. Para o 12 de junho, 70% dos empresários estimam um aumento no faturamento em comparação com a mesma data de 2023. Mais de dois terços (66%) esperam faturar até 30% a mais neste ano.
“Estamos com uma previsão de faturamento na faixa de 15% a 20% esse ano. Portanto, as expectativas são excelentes. Inclusive, aproveitamos a data para trabalhar em cima de um menu fechado e as reservas já estão surgindo para a data”, afirma Paolo Passariello, presidente da Abrasel no RN.

Para o restaurante A Cozinharia, uma noite apenas não será suficiente para atender a demanda. A empresária Cacau Wanderley afirma que, as reservas para o dia 12 já lotaram há três semanas. “Nós consideramos o Dia dos Namorados a data de maior procura n’A Cozinharia, pois o amor é a nossa marca registrada. Já estamos lotados há três semanas. Então, estamos convidando os casais para virem na terça (11) do drink duplo e na quinta (13) e sexta (14) com menu em três etapas, lembrando que todas as noites temos música maravilhosa e rolha free para a primeira garrafa de vinho ou espumante”, conta Cacau.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________