Entretenimento

Legado Dia do Repentista tem Festival com entrada gratuita no Teatro Alberto Maranhão

Com a presença de artistas de diversas gerações, o Festival do Dia do Repentista será um momento de celebração cultural e de reconhecimento ao legado de Sebastião Dias, reafirmando a importância do repente como patrimônio imaterial e expressão da identidade nordestina

por: NOVO Notícias

Publicado 12 de setembro de 2025 às 07:58

A Fundação José Augusto (FJA), realiza nesta sexta-feira (12), o Festival Dia do Repentista, celebrando a tradição da cantoria de viola e prestando homenagem ao poeta Sebastião Dias (1950–2023), um dos maiores nomes do repente no Brasil. O grande encontro da poesia popular acontece a partir das 18h30, no Teatro Alberto Maranhão, na Ribeira, em Natal (RN). A entrada é grátis e o acesso será liberado uma hora antes do espetáculo.

Com a presença de artistas de diversas gerações, o Festival do Dia do Repentista será um momento de celebração cultural e de reconhecimento ao legado de Sebastião Dias, reafirmando a importância do repente como patrimônio imaterial e expressão da identidade nordestina.

O evento contará com a participação de André Santos, Antonio Lisboa, Helânio Moreira, Rogério Meneses, Guilherme Nobre, Paulo Pereira, Raulino Silva, Cícero Cosme, Nonato Neto e João Lídio. Também haverá um momento de declamação de poesia com Iponax Vila Nova, Cláudia Borges e Constância Uchoa.

“Teremos também uma dupla muito especial, Chico Sobrinho e Santinha Maurício, mostrando a força e a presença da mulher na cantoria de viola”, disse o poeta e violeiro Felipe Pereira, que organiza e apresenta o festival. Haverá ainda a participação de Antônio Germano, Francisco Canindé, Raimundo de Oliveira, João Pernambucano, Heleno Alexandre e Ribamar Freire.

DIA DO REPENTISTA

O Rio Grande do Norte passou a contar oficialmente com o Dia do Poeta Repentista, instituído pela Lei Estadual nº 12.084/2025, sancionada pela governadora Fátima Bezerra, a ser comemorado anualmente em 13 de setembro.

Nascido em Ouro Branco, no Seridó potiguar, Sebastião Dias percorreu o país levando a poesia improvisada, gravou discos históricos ao lado de Ivanildo Vila Nova e João Paraibano, e compôs obras de forte caráter social, como a célebre “Canção da Floresta”, imortalizada na voz de Raimundo Fagner.

Conhecido como o “Chico Buarque da Viola”, também teve trajetória política marcante, chegando a ser prefeito de Tabira (PE), o primeiro cantador de viola a ocupar um cargo executivo no Brasil.

Serviço: Festival Dia do Repentista | Apresentação – Felipe Pereira.
Data: 12 de setembro de 2025 (sexta-feira).
Horário: 18h30 – Entrada franca.
Local: Teatro Alberto Maranhão – Praça Augusto Severo. Ribeira. Natal (RN).

Tags