O designer gráfico Victor Guedes tem usado inteligência artificial para restaurar e animar fotografias antigas do Rio Grande do Norte - Reprodução/Victor Guedes

Cotidiano

História Designer potiguar usa IA para restaurar e “dar vida” às imagens históricas do RN; assista

Victor Guedes combina ferramentas de IA e pesquisa histórica para aproximar o público da memória visual do RN por meio de imagens restauradas e animadas

por: NOVO Notícias

Publicado 15 de maio de 2025 às 12:44

O designer gráfico Victor Guedes tem usado inteligência artificial para restaurar e animar fotografias antigas do Rio Grande do Norte. O projeto, publicado no perfil do instagram @rn.nahistoria, busca aproximar o público da história local ao transformar imagens do passado em registros visuais mais acessíveis e imersivos.

Com grande interesse pela história potiguar, Victor passou a explorar ferramentas de IA com foco em memória visual. Ele utiliza softwares de aprimoramento de imagem e geração de movimento para dar nova vida a registros estáticos.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por RN na História (@rn.nahistoria)

“Recriar essa cena com a tecnologia de hoje é mais que nostalgia. É memória viva. É lembrar que cada esquina da Ribeira [bairro histórico de Natal] carrega história. E que, mesmo 100 anos depois, ainda dá pra sentir esse tempo na pele”, escreveu no instagram.

Entre os trabalhos mais conhecidos está a recriação do bairro da Ribeira no início do século XX. As imagens mostram detalhes da arquitetura, dos bondes, das ruas de paralelepípedo e da vida urbana da época.

A iniciativa também já abordou outros marcos da paisagem potiguar, como o Teatro Alberto Maranhão, além do período em que o exército dos Estados Unidos instalou uma base militar na capital potiguar, durante a Segunda Guerra Mundial.

“Durante a Segunda Guerra Mundial, a Praia de Ponta Negra se tornou mais do que um refúgio natural — foi palco de encontros improváveis entre soldados americanos e moradores locais”, registrou Victor.

O design utilizar os recursos tecnológicos para colorir imagens antigas e resgatar a identidade visual da capital potiguar. As publicações são acompanhadas de legendas informativas e depoimentos que fortalecem o vínculo afetivo com a história local.

O conteúdo é produzido com base em acervos públicos e colaborações espontâneas.

Tags