Localizada na cidade de Olho D’Água do Borges, na região Oeste potiguar, a Fazenda Tome Xote será palco da abertura do São João do Nordeste - Foto: Luana Tayze

Cultura

Cultura Derradeiro de Maio: O fenômeno cultural que abre o São João no Nordeste

Projeto liderado por Dorgival Dantas em fazenda patrimônio cultural do RN resgata tradições nordestinas e terá transmissão para 12 milhões de telespectadores

por: NOVO Notícias

Publicado 26 de maio de 2025 às 14:29

Localizada na cidade de Olho D’Água do Borges, na região Oeste do Rio Grande do Norte, a Fazenda Tome Xote, que é patrimônio material cultural do Estado, será palco da abertura do São João do Nordeste com a terceira edição do projeto Derradeiro de Maio, que tem à frente o cantor e compositor Dorgival Dantas com shows também de Flávio José, Eliane e Waldonys.

A essência do Derradeiro de Maio ultrapassa os shows. Segundo André Dantas, um dos organizadores do projeto, o evento representa “um resgate profundo da cultura nordestina, do autêntico forró tradicional e da rica história do interior”.

O coração do Derradeiro passa pela cidade cenográfica erguida na Fazenda Tome Xote, em Olho D’Água do Borges. Este cenário cuidadosamente construído se torna uma experiência histórica onde música e cultura se entrelaçam, dando vida a um evento único na Cidade do Forró, instalada dentro da Fazenda Tome Xote, e se estabelece como lugar que celebra e preserva a autêntica essência do forró e as tradições culturais mais profundas do interior potiguar.

Localizada na cidade de Olho D’Água do Borges, na região Oeste potiguar, a Fazenda Tome Xote será palco da abertura do São João do Nordeste – Foto: Luana Tayze

O evento se consolida como o grande marco de abertura dos festejos juninos no Nordeste. E não por menos: está com ingressos esgotados há mais de um mês e vai ter transmissão ao vivo pela InterTV chegando a 518 cidades nos estados do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Minas Gerais, atingindo uma audiência estimada de 12 milhões de telespectadores levando a essência da cultura nordestina para além das fronteiras potiguares.

Para a edição deste ano, a organização do Derradeiro tem feito algumas modificações na estrutura da Cidade do Forró para oferecer ainda mais conforto, segurança e proporcionando toda uma experiência dos festejos juninos ao público.

Dorgival Dantas – Foto: Luana Tayze

O projeto leva esse nome porque, de acordo com Dorgival Dantas, esse era um festejo que acontecia na cidade à época em que ele era criança e isso cresceu em seu imaginário fazendo com que realizasse o desejo de resgatar essa memória do interior.

Diretor de marketing do projeto, Antônio Torres, ressaltou que, além de levar a cultura nordestina, o evento vai divulgar o Rio Grande do Norte. “Levaremos além do melhor da música, estamos preparando uma experiência única que vai surpreender a todos”, disse.

Com todos os ingressos esgotados, o Derradeiro de Maio comprova seu status de fenômeno cultural ao atrair caravanas de fãs do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Mato Grosso e de todos os estados nordestinos, além de público de todos os cantos do RN.

Isso impacta diretamente na economia da região tendo em vista que todos os hotéis e pousadas da região estão lotados para o fim de semana que acontece o Derradeiro de Maio. Sem falar na movimentação econômica em bares, restaurantes, salões, comércio, dentre outros.

O Derradeiro do Maio começa a partir das 21h, na Cidade do Forró, que fica na Fazenda Olho d’Água do Borges.

Tags