Foto: Reprodução

De acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 17, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% das intenções de voto para o primeiro turno da eleição presidencial de 2022. O petista está à frente na corrida contra o presidente Jair Bolsonaro, que está na segunda colocação com 26% das intenções.

Em um possível segundo turno entre os rivais, Lula venceria Bolsonaro com 56% contra 31% do atual chefe do executivo, respectivamente.

Os números dos dois no primeiro turno se referem a um cenário em que Ciro Gomes (PDT), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) são incluídos como candidatos. De acordo com o Datafolha, eles têm 9%, 4% e 3% das intenções de voto.

Brancos e nulos somam 11%, e 2% não souberam responder. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Na pesquisa anterior, realizada em julho, Lula aparecia com 46% das intenções de voto; Bolsonaro, com 25%; Ciro tinha 8%; Doria, 5%; e Mandetta, 4%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 a 15 de Setembro. Foram ouvidas 3.667 pessoas em 190 municípios espalhados pelo Brasil.