Das arquibancadas à presidência: conheça chapa que quer mudar o ABC – Foto: Divulgação

Duas chapas, sendo uma de oposição e uma da situação, se inscreveram para disputar as eleições presidenciais do ABC, marcadas para o dia 28 de novembro. A primeira foi “A Força da Frasqueira”, com o conselheiro Idamylton Garcia à frente da disputa para o cargo máximo do Executivo alvinegro. A outra foi a “ABC no Rumo Certo”, encabeçada pelo atual presidente, Bira Marques, que tenta a reeleição ao posto de mandatário.

Na chapa encabeçada por Idamylton, está também o conselheiro Judery Eliezer da Fonseca, candidato a vice. Na “ABC no Rumo Certo”, o atual vice-presidente de categorias de base, Fred Menezes, entra como postulante ao cargo de vice. As eleições vão apontar a composição da diretoria executiva e do Conselho Deliberativo do Alvinegro no triênio 2022-2024.

Além de sair da Série C, o próximo mandatário rio vai se deparar com algumas dificuldades. Um desses desafios será as questões orçamentárias, tendo em vista as limitações financeiras de ainda jogar uma divisão na qual o clube não recebe valores expressivos de cota televisiva, tornando as receitas ainda mais escassas. Além disso, os reflexos da pandemia da covid-19 não foram nada animadores. Apesar da volta dos torcedores aos estádios, o clube ainda segue sendo impactado diretamente afetado pela adesão de sócios, patrocinadores e, principalmente, das receitas de bilheterias.

Por isso, o NOVO Notícias preparou um perfil com informações dos postulantes ao cargo máximo do Executivo abcedista. No dia 28 de novembro, um deles sairá vencedor, e será o responsável por conduzir o clube em meio aos desafios citados anteriormente. Nesta primeira reportagem, conheça as principais propostas da Chapa “A Força da Frasqueira”.

Idamylton Garcia, de 29 anos, é um empreendedor na área de tecnologia e marketing digital. Sua atuação profissional dentro do clube já acontece há muitos anos, o natalense das rocas já é conselheiro do alvinegro desde 2012. Idamylton também liderou o pleito pelas votações diretas no ABC, além de ter participado ativamente no processo que barrou a venda do Mais Querido à investidores envolvidos em escândalos. Atualmente, o candidato oriundo das arquibancadas é presidente da Torcida Camisa 12. AO NOVO Notícias, Idamylton comentou alguns temas que estão em pautas nesse processo eleitoral. Confira:

DÍVIDAS TRABALHISTAS

Implantar um programa de compliance na gestão do clube, sobretudo no aspecto de contratos e quanto às questões trabalhistas, bem como, promover a integração entre os diversos setores administrativos e financeiros com o departamento jurídico, realizar a revisão de documentos e contratos.

UTILIZAÇÃO SOCIAL DO FRASQUEIRÃO

Vamos buscar sanar as questões estruturais, criar um centro de custo para que o clube tenha ciência do quanto custa, de fato, a administração do estádio, algo que não existe hoje, realizar a administração adequada desse importante patrimônio e explorar suas potencialidades.

PATRIMÔNIO DO CLUBE

É preciso avaliar potenciais de ampliação de receitas e oferta de atrativos para que o torcedor possa ter o Frasqueirão e o Complexo Esportivo como uma segunda casa. Por isso, vamos criar uma série de metas para que o estádio possa ser utilizado, suas áreas próprias no entorno se tornem rentáveis ao clube, além, claro, da eventual concessão legal para exploração de naming rights.

MANUTENÇÃO DA COMISSÃO TÉCNICA E DEPARTAMENTO DE FUTEBOL

A manutenção ou não de um treinador passa por uma série de detalhes, como tempo de contrato, condições contratuais e filosofia de trabalho que merecem ser analisadas no tempo adequado. Agora, estamos todos na torcida de que ele e o elenco alcancem os objetivos da temporada e consigam reverter a vantagem nos jogos de volta da eliminatória para a fase de grupos da Copa do Nordeste e a semifinal da Série D.

PROFISSIONALIZAÇÃO DA BASE

A profissionalização das categorias de base é fundamental para uma série de questões relacionadas à gestão do futebol e do próprio ABC e temos como meta a certificação como clube formador. Receber a chancela nesse sentido para que, a partir de uma base bem estruturada, com captação de atletas e intercâmbio, seja possível não apenas alimentar o time profissional com jovens talentos mediante o investimento do clube no setor, mas também permitir que esses talentos possam se valorizar, ganhar vitrine e remunerar por meio de negociações futuras.

VALORIZAÇÃO DOS ÍDOLOS DO CLUBE

Valorizar nossos ídolos é valorizar a história do clube. Temos uma série de ideias, mas colocaria aqui como ponto de partida a inclusão dos ídolos nas principais ações sociais e de marketing do ABC. Além disso, a efetivação do museu do ABC para que possamos tornar nossa história acessível aos futuros torcedores, mas também aqueles que desejam relembrar, resgatar as memórias das grandes conquistas e da nossa bela história. Queremos nossos ídolos dentro do ABC.