Daniela Freire, jornalista
De volta
Olá, querido leitor! A coluna Dani Freire retoma as páginas das edições impressas do Novo a partir de hoje, após um período de recesso. Vamos juntos desbravar o ano de 2026 com muita informação e análise! Espero você!
Aliado?
O vice-governador Walter Alves falou publicamente, na semana passada, sobre a sua decisão de não assumir o Governo do RN em abril, quando a governadora Fátima Bezerra deixará o cargo para disputar o Senado Federal. Walter ficou de anunciar esta semana, oficialmente, em coletiva, que irá para a disputa de deputado estadual (de olho na Presidência da Assembleia Legislativa), abrindo concorrência dentro da nominata do MDB. O caminho escolhido por Walter abre diversos questionamentos, mas um chama mais a atenção: o vice-governador é, neste momento, aliado ou adversário do Governo petista?
Adversário?
Walter já confirmou a esta colunista que manteve conversas com o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, sobre 2026, mesmo sendo vice de Fátima. A possibilidade de uma aliança entre eles não é descartada, inclusive, especula-se que o MDB poderia indicar o nome para vice de Allyson. Além disso, o MDB comandado por Walter está com pelo menos quatro indicados ocupando espaços no primeiro escalão de Fátima. E mesmo assim articula uma aliança com adversário do grupo de Fátima/Cadu. Já há setores vendo isso como um sinal de golpismo, de traição… A pergunta é: Walter vai deixar o governo como aliado ou adversário da governadora?
Mudança
Ao longo de todo o mandato de Fátima Bezerra, o seu vice – escolhido pelo PT nacional em articulação com o MDB nacional – demonstrou respeito e lealdade a ainda governadora, mesmo quando ocupou o cargo de governador interinamente. Ambos sempre ressaltaram a união e afinidade em entrevistas, inclusive a esta colunista. No entanto, o clima parece que começou a mudar no início de 2025. Estranhamente, Walter desistiu de disputar reeleição mesmo sentado na cadeira de governador, uma decisão que ninguém entendeu naquele momento, e anunciou apoio a Cadu Xavier. Meses depois, em conjunto com o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, passou a manter conversas de bastidores levantando a possibilidade de não mais assumir a gestão petista.
Cobrança
O deputado estadual Dr Bernardo, que estava com ficha de filiação no MDB quase assinada, chegou a cobrar do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, que quebre o voto de silêncio e se pronuncie a respeito desse cenário. Ezequiel era dado como certo no MDB nas conversas de Walter para formar nominata forte com o partido para as eleições proporcionais deste ano, mas em um cenário em que Walter estaria governador. Com a mudança de rumo de Walter, nomes que estavam de malas prontas para a legenda deram um passo atrás e Ezequiel não disse nada até agora.
Titina
A governadora Fátima Bezerra decretou luto de três dias em homenagem a atriz potiguar Titina Medeiros, Izabel Cristina de Medeiros, nascida em Currais Novos e criada em Acari, que morreu neste domingo, aos 48 anos, em consequência de um fulminante câncer de pâncreas. Titina também estudou Jornalismo da UFRN, colega de sala desta colunista, no início dos anos 2000 e, a partir dali, foi quando ela decidiu que atuar era o que ela queria como profissão. O resultado o RN e o Brasil conhecem: uma atriz espetacular, que conquistou o estrelato como Socorro, a “personal colega” de Chayene, personagem de Cláudia Abreu, na novela Cheias de Charme, exibida pela TV Globo em 2012. Esse foi o primeiro trabalho dela em novelas e não parou mais. “Ela desbravou os caminhos para levar a arte potiguar para os palcos pelo Brasil afora” disse Fátima Bezerra, que participou do velório da atriz, na noite deste domingo, Teatro Alberto Maranhão. Ela será enterrada hoje em Acari.

O Brasil e o RN perderam neste domingo a atriz Titina Medeiros. Uma mulher fenomenal e inesquecível, com quem esta colunista teve a honra de conviver intensamente durante o curso de Jornalismo da UFRN, no início dos anos 2000. Ela era o sorriso mais farto e espontâneo dos corredores de Humanas daquela universidade. Titina é orgulho potiguar. Batalhou demais pela profissão que amava quando ninguém valorizava e conquistou o topo, abrindo todos os caminhos possíveis para os seus conterrâneos que igualmente sonhavam em brilhar. E ela fazia questão disso, de honrar as suas raízes. Uma mulher guerreira e ao mesmo tempo doce e simples! Que a nossa Titina seja sempre lembrada e que sirva de exemplo para as próximas gerações! Que seja recebida com toda a luz e amor! Um abraço apertado aos familiares.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias