Daniela Freire, jornalista

Daniela Freire, jornalista

Opinião

Opinião Daniela Freire: Raimundo Alves acredita que Walter assume Governo. “É aliado leal de Fátima”

Raimundo avalia que Walter Alves “é um aliado leal da governadora Fátima Bezerra”

por: NOVO Notícias

Publicado 27 de novembro de 2025 às 09:15

Governismo em festa

O STF homologou, nesta terça-feira (25), o acordo celebrado entre o Governo do RN e a União, no âmbito da ação judicial proposta pelo Estado para assegurar a garantia necessária ao acesso aos recursos previstos no Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF). Com o acordo, o Governo do RN terá o aval da União para contratar R$ 855 milhões, que serão fundamentais para fortalecer a estabilidade financeira do Estado e viabilizar novos investimentos. O acordo homologado pelo Supremo representa um passo importante para a governadora Fátima Bezerra e para o seu pré-candidato à sucessão e secretário de Fazenda, Cadu Xavier, pois oferece previsibilidade, amplia a capacidade de investimento e fortalece as suas bases de crescimento na reta final da entrega da gestão para o vice-governador Walter Alves.

Falando nisso….

“Não creio!”. Foi assim que o secretário-chefe da Casa Civil do Governo Fátima Bezerra, Raimundo Alves, respondeu ao questionamento desta coluna sobre a possibilidade que vem sendo especulada pela mídia de o vice-governador Walter Alves não assumir a cadeira de governador, que será entregue pela governadora petista em abril próximo. As notícias dão conta de que o presidente estadual do MDB estaria assustado com a situação financeira e que, por isso, estaria analisando não enfrentar os desafios do Executivo potiguar.

Coragem

À coluna, Raimundo Alves afirmou achar “natural que ele (Walter) tenha essa preocupação, afinal, ele vai assumir um governo estadual”. “Mas o RN inteiro sabe que nossas dificuldades de hoje, nem de longe, se comparam com o que enfrentamos quando a governadora assumiu o Governo em 2019 e isso não a impediu de administrar e de organizar o Estado, e ser reeleita em 2022 no primeiro turno”, disse. Na avaliação desta colunista, o recado de Raimundo parece ser: “tenha coragem”!

Lealdade

Mas o chefe da Casa Civil disse não acreditar que “a preocupação do vice seja tanta”. Raimundo avalia que Walter Alves “é um aliado leal da governadora Fátima Bezerra” e que “antes de qualquer coisa ele teria conversado com ela e com mais ninguém, se fosse esse o caminho que ele pensa trilhar”. Ou seja, o secretário passa a mensagem de confiança na aliança com Walter.

“Profetas do caos”

Na opinião de Raimundo Alves, esse tipo de especulação “está mais para quem quer ficar pregando o caos onde não existe”, repetindo à coluna o que já havia dito ao jornal Diário do RN na manhã desta quarta-feira. O chefe da Casa Civil ressaltou que esse tipo de informação surge no momento em que o Governo recebe uma boa notícia para o setor fiscal. “Nós conseguimos acessar o PEF, serão mais de 800 milhões de investimento pro Estado e agora continuar com os projetos que já estão em andamento e dando resultados, que logicamente já estavam incomodando e vai incomodar muito mais os profetas do caos”, afirmou.

Golpistas presos

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou, nesta terça-feira (25), o trânsito em julgado do processo que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros ex-integrantes do governo por tentativa de golpe de Estado. Com a decisão, não há mais possibilidade de recurso e o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, iniciou o cumprimento das penas. Bolsonaro permanecerá, inicialmente, na Superintendência da PF em Brasília. A questão é: de que modo a condenação definitiva de Bolsonaro e de ex-ministros de seu governo pode afetar a campanha eleitoral de 2026 no RN?

Efeito no RN

O trânsito em julgado pelo STF da condenação de Bolsonaro e a sua prisão em regime fechado enterram a possibilidade de o ex-presidente, que ainda é o maior cabo eleitoral da extrema-direita brasileira, fazer campanha para os seus candidatos nas eleições do ano que vem. Nesse meio, encontra-se o senador potiguar Rogério Marinho, que é pré-candidato ao Governo do RN. A partir de agora, Marinho perde o seu puxador de votos, perde o nome que conseguia reunir o máximo de eleitores possível nos eventos de direita aqui no Estado.

Recado da Câmara

Os vinte vereadores da Câmara Municipal de Natal que votaram ontem contra a admissibilidade para analisar uma representação com pedido de cassação do vereador Luciano Nascimento disseram “sim” para o uso de dinheiro público para promoção pessoal por parte dos edis da Casa, seja através de emenda ou não. Há imagens e divulgações do evento realizado por Luciano que deixam óbvio o desvio de função para promoção pessoal. Ainda assim, vinte parlamentares disseram que não há problema algum que justifique uma investigação. Qual o recado desses vereadores para a população, quando liberam edil para fazer aniversário, com direito a nome gigante no evento e foto também, com verba pública?