Defesa
A deputada federal Natália Bonavides mostrou que não tem medo de tamanho e enfrentou o senador Styvenson Valentim, após ele afirmar, em vídeo publicado nas redes, que iria “esfregar” nota fiscal “na cara” da governadora Fátima Bezerra, em um ataque grosseiro e misógino, montado em cima de fake news, que só foi respondido por parte dos aliados governistas.
Lapada grande
A ex-prefeitável Natália foi quem deu a resposta mais contundente a Styvenson, repudiando as palavras agressivas dirigidas a Fátima e colocando luz sobre questões graves e controversas envolvendo o senador e sobre as quais nem ele fala e nem boa parte da imprensa potiguar: o voto dele favorável ao aumento no número de parlamentares, ou seja, a favor do aumento de gastos para políticos com mandato; e a suspeita do TCU de que emendas milionárias de Styvenson Valentim, via orçamento secreto, custearam asfalto de baixíssima qualidade para o RN. “Por que não explica, senador, o asfalto superfaturado e de baixa qualidade vindo do orçamento secreto e que tem suas digitais?”, pergunta a deputada ao senador.
Silêncio ensurdecedor
Aliás, por que Styvenson não fala sobre a emenda do orçamento secreto destinada por ele que pagou asfalto superfaturado e de baixa qualidade no RN, segundo denúncia do TCU? Logo o senador que adora utilizar as suas redes sociais para defenestrar adversários políticos, para fazer acusações sem provas, para praticar misoginia?
Contextualizando
Uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) constatou que a Codevasf superfaturou o preço do asfalto utilizado em obras de dez estados, incluindo o RN. As obras foram bancadas com emendas do orçamento secreto, mas Styvenson, assim como outros, precisou assumir a paternidade para atender determinação do STF (Flávio Dino). A descoberta foi feita pelo portal O Potiguar.
Lembrando
As emendas para asfaltos superfaturados de Styvenson Valentim tiveram contratos firmados durante o Governo Bolsonaro, em 2020, e a Codevasf, responsável pelas obras, estava sob o comando do então ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Hoje, Styvenson e Marinho são aliados de primeira hora com vistas ao pleito de 2026.
Novo poeta
O médico cardiologista Ricardo Lagreca, ao longo de toda sua vida, se dedicou à cirurgia cardíaca e à administração do Hospital Universitário Onofre Lopes, tornando-o uma das principais casas de saúde pública do Nordeste. Aposentado, mergulhou com gosto na poesia, construindo muitos poemas, agora integrados no livro “Poesias e Crônicas Poéticas Guardadas Dentro de Mim”, prefaciado pelo professor Diógens da Cunha Lima, Presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. O lançamento da obra acontecerá nesta quinta-feira, dia 10, a partir das 18h, na Galeria Fernando Chiriboga, segundo piso do Natal Shopping.
Taxar IOF já
Zenaide Maia, única senadora do RN a votar contra o aumento geral no número de parlamentares do Congresso Nacional, defende o aumento na taxação do IOF e taxação de Bets, os jogos de apostas online. Em discurso no Senado, a parlamentar condenou a ideia de cortar investimentos do OGU em áreas fundamentais (Saúde e Educação) para reequilibrar as finanças públicas. Para Zenaide, a responsabilidade fiscal deve passar pela cobrança de imposto do IOF, que, segundo a senadora, afetará principalmente os bancos, que, em sua avaliação, não contribuem para a sociedade na mesma proporção que lucram. Zenaide afirmou que é preciso enfrentar o fato de que quase 50% do orçamento do Brasil fica com bancos.
Olhe quem gasta!
Quando um bolsonarista repetir a ladainha de que Lula gasta muito com viagens internacionais – ignorando os bilhões de investimentos de retorno que ele tem conseguido para o Brasil – é só apresentar o dado divulgado pelo Estadão: “Bolsonaro é o ex-presidente que mais custa aos cofres públicos”. Matéria publicada no último dia 29 de junho pela colunista Roseann Kennedy, mostrando que Bolsonaro gera um gasto anual, em média, de R$ 1,7 milhão ao erário desde que ele deixou o cargo. A reportagem aponta ainda que o ex-presidente custou ao Brasil nada menos do que R$ 649 mil em diárias nos EUA.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias