Daniela Freire, jornalista
Paulinho apoiou e concordou com tudo o que Álvaro Dias fez nos últimos meses de gestão. Mais do que isso, o prefeito comprou todo o discurso de Álvaro e o incorporou em sua campanha, enganando milhares de natalenses
Publicado 4 de agosto de 2025 às 16:15
Escândalo
É um verdadeiro escândalo o caso do Hospital Municipal de Natal, ‘inaugurado’ pelo ex-prefeito Álvaro Dias em dezembro do ano passado mesmo inacabado e longe de uma conclusão, com o objetivo de tentar fortalecer o hoje prefeito de Natal Paulinho Freire durante a sua campanha eleitoral.
Álvaro culpa Paulinho
Agora, diante da realidade das contas públicas da capital potiguar, que ficaram colapsadas durante a gestão anterior, o ex-prefeito joga a bomba no colo então aliado eleito, afirmando, em outras palavras, que o atual gestor não inaugura a unidade hospitalar porque não quer.
Batata quente
“O que deve ter havido (para o hospital não ser aberto), eu não sei, mas se Paulinho quiser transferir o antigo Médico-Cirúrgico para o Hospital Municipal, ele pode fazer, porque está equipado e pronto para receber isso”, afirmou Álvaro, categoricamente, em entrevista, na última terça-feira (29), à rádio Mix de Natal. Segundo ele, a unidade ainda não está recebendo pacientes porque Paulinho quer terceirizar a administração da unidade.

Culpa
Mas Paulinho Freire, atual prefeito de Natal, não é nenhuma vítima nessa situação, como a imprensa aliada à gestão municipal tenta estampar. Ele tem, sim, sua parcela de culpa nesse escândalo na saúde municipal. Ora, Paulinho apoiou e concordou com tudo o que Álvaro Dias fez nos últimos meses de gestão. Mais do que isso, o prefeito comprou todo o discurso de Álvaro e o incorporou em sua campanha, enganando milhares de natalenses.
Outro exemplo
Não vamos nos esquecer da famigerada obra engorda de Ponta Negra, defendida com unhas e dentes pela campanha de Paulinho, que, após vencer o pleito, manteve até o mesmo secretário responsável pelo equipamento, Thiago Mesquita, que já mentiu muito sobre a engorda, em sua equipe.
Desconhece
De acordo com o que apurou esta coluna nos bastidores, a ala política do Governo Fátima Bezerra desconhece e não acredita que esteja havendo ou que possa haver qualquer articulação ‘por fora’, sem a participação da governadora, entre o vice-governador Walter Alves e o prefeito de Mossoró Allyson Bezerra para 2026. “Nunca ouvi isso, nunca soube nada disso”, garantiu fonte ouvida pela coluna, que ressaltou confiança na relação com o vice-governador. “Nossa relação é de muita transparência. Walter não é disso”, afirmou.
Pauta
Outra fonte governista com livre acesso ao gabinete de Fátima avaliou a possibilidade de o prefeito de Mossoró ter usado o encontro institucional com Walter, agendado para tratarem sobre tema relacionado ao DNIT, para “plantar notícias de uma relação com Walter que, na verdade, ele não tem”. “Allyson foi tratar de DNIT e plantou que era pauta política”, sugeriu.
Reconhecimento
O jornal norte-americano The New York Times publicou, semana passada, um editorial que posiciona o Brasil como o principal exemplo de resistência soberana frente às recentes investidas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O texto, assinado por Jack Nicas, enfatiza a postura firme adotada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em contraste com a submissão de outras nações latino-americanas. O editorial foi intitulado “Sovereignty Is Having a Moment” (“A soberania está na moda”) e afirma que o governo Lula tem demonstrado independência institucional diante de pressões diretas de Trump, que tenta interferir em um processo criminal brasileiro.
Agindo contra tarifaço
Com o tarifaço de Trump e Bolsonaro contra o Brasil, o governo Lula vai privilegiar a indústria nacional na compra de R$ 2,4 bi em equipamentos para o SUS e os fabricantes nacionais terão preferência mesmo se seus preços forem de 10% a 20% superiores aos dos concorrentes internacionais. A primeira concorrência começa esta semana, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A lista de equipamentos foi publicada na última quinta-feira (31) no Diário Oficial.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias