Daniela Freire, jornalista
Matheus Faustino (União) passou um belo ‘pano’ para os graves alagamentos e voçorocas formados na engorda de Ponta Negra na semana passada, como consequência de uma maré alta
Publicado 13 de outubro de 2025 às 16:15
Não engana mais
O vereador que mais nega ser aliado do prefeito de Natal Paulinho Freire, embora tenha recebido dinheiro da campanha do atual gestor e tenha pedido voto para ele no segundo turno das eleições 2024, como o próprio edil já admitiu, Matheus Faustino (União) passou um belo ‘pano’ para os graves alagamentos e voçorocas formados na engorda de Ponta Negra na semana passada, como consequência de uma maré alta – sim, desta vez não precisou nem de chuva para acabar com a praia. Ele não só relativizou os estragos vistos na orla, como ‘passou pano’ também para mais uma mentira contada pela Prefeitura sobre o caso, a de que era esperado que a faixa de areia desaparecesse com esses tipos de alagamentos. “As engordas quando têm maré alta acabam acumulando água por conta da sua escavação e extensão da sua faixa de areia”, disse o Faustino.
Vergonha
Cobrado pela população a formular uma crítica à situação, o vereador tentou passar a imagem de “independente” para os seus seguidores, criticando o sistema de drenagem da obra, mas não há defesa para o desastre que a engorda tem provocado naquela região e a população da capital já entendeu que tudo foi mal feito e com o único propósito de fazer propaganda eleitoral para Álvaro/Paulinho – vamos relembrar que os dois invadiram juntos a sede do Idema porque o órgão, acertadamente, pedia estudos e adequações para iniciar a mudança naquela faixa de areia. O vereador chegou a dizer que a engorda de Ponta Negra pode alagar porque aconteceu o mesmo em Balneário Camboriú (oi?), ignorando que os problemas na obra da praia de Santa Catarina (Florianópolis) ocasionaram gastos extras milionários para o contribuinte.
Repercussão
Matheus Faustino ainda tentou justificar os problemas com as ondas fortes e com os restos de cascalhos, alegando melhora no comércio local, mas ele recebeu uma enxurrada de críticas a sua postagem. “Fiscalizador passador de pano” e “papai Paulinho não deixa criticar”, foram alguns dos comentários deixados para Matheus Faustino.
Silêncio notado
A propósito, é preciso ressaltar uma situação ocorrida diante da notória destruição que a engorda da dupla Álvaro Dias/Paulinho Freire está ocasionando na Praia de Ponta Negra: o silêncio absoluto dos setores da comunicação paulinista. Nem as fortes imagens da devastação que tomou conta da obra na semana passada e que chegou ao pé do Morro do Careca, foram capazes de ter um espaço, mesmo que mínimo, na ‘grande imprensa’ natalense.
Governismo em festa
A governadora Fátima Bezerra e os seus aliados políticos comemoraram nas redes sociais a publicação pelo DNIT no Diário Oficial, na última sexta-feira, do aviso de licitação para o início das obras de duplicação da BR-304. A expectativa é de que as obras tenham início até dezembro deste ano, com previsão de conclusão em 2 anos. À coluna Daniela Freire, Fátima Bezerra declarou: “Grande dia, minha amiga! Um marco histórico para o desenvolvimento do RN. Estou muito feliz”.
Desabafo
Falando na governadora do RN, durante a abertura da Fenavale (Feira de Negócios do Assú e do Vale), realizada na semana passada, em uma fala firme, ela afirmou que “há setores da mídia que agem por interesses políticos e ideológicos, que não se conformam em ver uma professora de origem humilde chegar ao governo e transformar um estado que estava quebrado” e ressaltou que prefere responder às críticas e ataques políticos com trabalho, resultados e compromisso com o povo do RN. Confiante, Fátima lembrou os avanços de sua gestão em áreas como infraestrutura, educação e desenvolvimento regional.
Conquistas
Entre as obras e conquistas destacadas, a governadora citou a duplicação da BR-304 e a transposição do Rio São Francisco, reforçando que o impacto dessas ações vai muito além do investimento financeiro. “Eu respondo com trabalho. Junto com o presidente Lula, seguimos transformando a vida do povo do Assú e de todo o Rio Grande do Norte”.
Prestes Exclusivo
O lançamento do livro Prestes Exclusivo, com a última entrevista do líder comunista Luís Carlos Prestes, feita pelo repórter Vicente Serejo e publicada em O Poti, dirigido pelo conservador Luiz Maria Alves, marca a abertura das comemorações do Instituto Histórico e Geográfico pelos 90 anos do Movimento Comunista de 1935, no próximo dia 16 de outubro. Pelas quatro da tarde, antes da sessão de autógrafos, nos jardins do Instituto, o cientista político José Antônio Spinelli, Vicente Serejo e o editor Ciro Pedroza, sócios do IHGRN, participam de uma mesa redonda sobre os impactos do movimento na vida política brasileira e potiguar. É imperdível!
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias