Daniela Freire, jornalista

Daniela Freire, jornalista

Opinião

Opinião Daniela Freire: Governo consegue investimentos milionários para o Porto de Natal

Com os investimentos de quase R$ 150 milhões anunciados por Costa Filho, o RN vai receber dinheiro para melhorias na dragagem do porto, para (finalmente) a instalação das defensas da Ponte Newton Navarro e para a implantação do Porto Verde

por: Daniela Freire

Publicado 11 de agosto de 2025 às 16:23

Pacote histórico
A segunda-feira amanheceu com notícias de investimentos federais milionários no Porto de Natal anunciados pelo ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, que aterrissou hoje cedo na capital potiguar e seguiu de mãos dadas com a governadora Fátima Bezerra para a região portuária, onde apresentou “um pacote histórico para o futuro da infraestrutura portuária”. “É ordem de serviço”, disse o ministro, mostrando o avanço do projeto.

O que vem por aí
Com os investimentos de quase R$ 150 milhões anunciados por Costa Filho, o RN vai receber dinheiro para melhorias na dragagem do porto, para (finalmente) a instalação das defensas da Ponte Newton Navarro e para a implantação do Porto Verde. “É um dia muito abençoado”, avaliou Fátima Bezerra.

Necessário
A disseminação da ‘adultização’ de crianças para promover práticas de pedofilia nas redes sociais denunciada pelo youtuber Felca geraram grande comoção e despertou o interesse do Congresso Nacional. No entanto, repetindo as palavras do advogado Leonardo Grandini, não adianta aplaudir o feito de Felca e criticar a regulamentação das redes, a educação sexual nas escolas e defender fundamentalistas religiosos que alimentam a cultura do estupro e a misoginia. Defender as crianças implica necessariamente em combater a extrema-direita.

Caos em Mossoró
Há um escândalo acontecendo há 9 meses na saúde de Mossoró: as cirurgias eletivas ginecológicas não estão sendo realizadas desde novembro do ano passado no município. A denúncia foi feita pelo jornal de Fato e conta que a interrupção das cirurgias foi motivada pela suspensão dos repasses financeiros da Prefeitura de Mossoró às instituições prestadoras de serviço, como a Liga de Mossoró, o Hospital São Luiz.

Fila de centenas
De acordo com o jornal, o Conselho Municipal de Saúde de Mossoró apresentou ofício ao Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) denunciando a situação caótica que atinge centenas de mulheres. “As informações da Central de Regulação indicam que a lista de espera, que contava com 793 solicitações em janeiro deste ano, já ultrapassa a marca de mil procedimentos pendentes”, diz a matéria.

E a promessa?
Pior, a paralisação dos procedimentos não afeta apenas as cirurgias ginecológicas, mas também outros procedimentos eletivos, como os de hérnia e apendicite. E o que diz o prefeito mega aprovado Allyson Bezerra sobre esse escândalo na saúde de Mossoró? Afinal de contas, foi ele que em 2021 anunciou que iria “zerar a fila” de cirurgias eletivas ginecológicas.

Tags