Daniela Freire, jornalista

Daniela Freire, jornalista

Opinião

Exclusivo Daniela Freire: Fátima Bezerra garante que entrega RN a Walter Alves melhor do que pegou

“Ele vai ficar de abril a dezembro fazendo entregas, as mais importantes do ponto de vista estratégico e estruturante para o povo do RN, como, por exemplo, a conclusão dos projeto das bacias do Rio São Francisco”, afirmou Fátima ao Grandes Temas

por: Daniela Freire, do NOVO Notícias

Publicado 1 de dezembro de 2025 às 15:20

Condições
O vice-governador Walter Alves já não esconde mais de quem pergunta: ele só assume o Governo de Fátima Bezerra se o presidente Lula lhe der garantias de que o Governo Federal irá ajudá-lo a manter a folha do funcionalismo em dia, assim como fez a gestão petista.

Alternativa
Caso contrário, Walter garante aos interlocutores que disputará mais um mandato de deputado estadual. Dessa forma, entraria na mira a Presidência da Assembleia Legislativa do RN, vaga que há muitos anos foi, digamos, tirada das mãos de Walter pelo então deputado Ricardo Motta, que venceu um xadrez político ferrenho e, no final do processo, recebeu uma ligação nada amigável do então senador Garibaldi Alves Filho, pai do hoje vice-governador e derrotado de supetão naquela ocasião.

Menos poder
Mas, há um sentimento nos bastidores de que essa movimentação não passa de pressão política por parte de Walter, que não teria interesse real de abdicar de ser governador do RN, repetindo os passos do pai, Garibaldi Alves Filho, para virar novamente deputado estadual. Isso poderia abalar o objetivo partidário do presidente estadual do MDB de formar uma forte nominata para as eleições proporcionais.

Diálogo
O fato concreto é que Walter ainda não conversou com a governadora Fátima Bezerra, pelo menos até a manhã de hoje. Fala-se na possibilidade de um encontro entre eles nesta terça-feira. Até o fim de semana, ele também não conversou reservadamente com o pré-candidato a sua sucessão, Cadu Xavier, secretário estadual de Fazenda. Os dois se encontraram no evento de 80 anos do Sinduscon, na FIERN, e posaram para fotos… Mas a feição do secretário de Fazenda era de ‘poucos amigos’ ao lado de Walter.

Agendado
De acordo com informações que a coluna teve acesso, na ocasião do evento do Sinduscon, Walter disse a Cadu que queria conversar com ele nesta segunda-feira (01).

Cedo
Em entrevista exclusivo ao Blog Silvério Alves, de São Paulo do Potengi, neste domingo, vice-governador, ao ser questionado se assume o Governo, confirmou que “vai conversar com a governadora no momento certo”. “Ainda está cedo”, disse Walter.

Exclusivo
Em entrevista exclusiva concedida a esta jornalista na reestreia do Grandes Temas, no último dia 17 de novembro, na TVU, a governadora Fátima Bezerra garantiu que vai deixar para o vice-governador Walter Alves um RN muito melhor do que o que ela recebeu da gestão Robinson Faria, em 2018. A entrevista aconteceu antes de toda essa especulação em torno da possibilidade de Walter desistir de assumir o Executivo potiguar. “Ele vai ficar de abril a dezembro fazendo entregas, as mais importantes do ponto de vista estratégico e estruturante para o povo do RN, como, por exemplo, a conclusão dos projeto das bacias do Rio São Francisco”, afirmou Fátima ao Grandes Temas.

Entregas do PEF serão de Walter
De acordo com uma fonte governista com livre trânsito junto às finanças estaduais, não faz sentido a informação de que o vice-governador não gostou de ver a antecipação da utilização dos recursos do Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF) por Fátima Bezerra, no valor de R$ 855 milhões. Isso porque, segundo o interlocutor, a maior parte desses recursos serão investidos no programa de estradas, que não serão entregues pela atual gestora, mas pelo próprio Walter Alves, na sequência do governo, até dezembro de 2026. “Não vai dar tempo Fátima contratar e executar. Ou seja, ele que vai entregar”, avaliou a fonte.

Não vinga
Aliás, o plano B do Governo, revelado com exclusividade por esta jornalista, na última quinta-feira (27), durante o programa Tamo Junto, na 88FM, que estreou na nova Rádio Universitária, de segunda a sexta, a partir das 18h, de indicar a deputada Natália Bonavides para disputar o Senado enquanto Fátima Bezerra terminaria o mandato, caiu por terra. Natália não quer nem ouvir falar nessa possibilidade e deixou isso claro em postagem nas redes sociais tão logo a notícia se espalhou.

Cenário atualizado
Neste momento, segundo fonte governista, o projeto permanece com o nome de Fátima para o Senado. “Pelo menos até o vice tomar a iniciativa de dizer claramente o que pretende, o projeto segue inalterado”, revelou o informante.

Tags