Daniela Freire, jornalista
Ao receber, com toda pompa, ao lado da família do apresentador e fundador do SBT Sílvio Santos, o presidente Lula e a primeira-dama Janja da Silva para o lançamento do SBT News, Fabio virou assunto político de novo
Publicado 15 de dezembro de 2025 às 16:15
Fábio e Lula
Ex-ministro das Comunicações de Bolsonaro, o ex-deputado federal Fábio Faria, que estava sumido da política desde o fim do governo extremista, surgiu na cena novamente. Ao receber, com toda pompa, ao lado da família do apresentador e fundador do SBT Sílvio Santos, o presidente Lula e a primeira-dama Janja da Silva para o lançamento do SBT News, Fabio virou assunto político de novo. Isso porque muita gente questionou a recepção afável que ele, a viúva de Silvio, Íris Abravanel, e, principalmente, as filhas do fundador do SBT, renderam ao casal petista. Houve uma verdadeira revolta dos bolsonaristas radicais nas redes sociais por conta disso.
No verão passado
Deve ser gente que não se lembra que Lula pediu voto para o pai de Fábio e hoje deputado federal Robinson Faria, nas eleições de 2014, quando ele foi candidato a governador. Inclusive, a gestão Robinson foi aliada da presidente Dilma Rousseff até iniciarem o processo de golpe e impeachment da petista.
Extremista detectado
E quem se manifestou e demonstrou todo o seu radicalismo e até desconhecimento sobre a história de Silvio Santos foi o cantor Zezé de Camargo. Ele não suportou ver Lula sendo bem anfitrionado pelo SBT, alegando que não seria o que o ex-dono da emissora gostaria de ver, e ameaçou suspender sua ‘performance’ musical – já questionável – de fim de ano da emissora. O que Zezé não sabia – deve ter descoberto pelas redes sociais neste fim de semana – é que Sílvio e Lula tinham boa relação.

Relembrar é importante
Durante o evento de lançamento do novo canal, Lula aproveitou para relembrar à plateia o período em que ele ajudou a livrar Silvio Santos da prisão, por conta de irregularidades cometidas pelo Banco Panamericano, que pertencia ao Grupo Silvio Santos. “No meu segundo mandato, Silvio Santos chega em Brasília com uma fita. Ele falou sobre o rombo no banco Panamericano e disse ‘eu vou ser preso'”, contou o presidente. Lula disse, então, que acionou Henrique Meirelles, na época presidente do Banco Central, e Guido Mantega, então ministro da Economia, para tentar fazer algo em favor de Silvio Santos. “E Silvio Santos não foi preso”, afirmou o presidente.
Santa Luzia 2026
Neste fim de semana, a procissão de Santa Luzia, em Mossoró, reuniu pré-candidatos de todos os viés político-partidários: do prefeito Allyson Bezerra, ladeado pela senadora Zenaide Maia, pelo deputado Benes Leocádio e pelo ex-deputado Rafael Motta, passando pelo ex-prefeito de Natal Álvaro Dias, acompanhado pelo filho deputado Adjuto Dias, até a governadora Fátima Bezerra, que também marcou presença ao lado dos deputados estaduais Francisco do PT e Isolda Dantas. Quem levou falta foi Cadu Xavier…
Não precisa falar
Falando nisso, Allyson é aquele pré-candidato ao Governo do RN que cabe bem naquele meme: “Mostre que sou sem dizer”. O prefeito do União Brasil faz todos os movimentos de candidato, mas é o único entre os nomes fortes para a disputa em 2026 que ainda não assumiu publicamente o interesse em concorrer ao Executivo potiguar.

Mais uma vez, Natal se destacou nacionalmente como uma das capitais onde o movimento contra o PL da Dosimetria reuniu mais participantes. Mas o que chamou a atenção de quem acompanha a política local foi a aproximação entre a governadora Fátima Bezerra e a vereadora Thabatta Pimenta. As duas percorreram um longo trajeto de mãos dadas, gritando “sem anistia”.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias