Espanto

Causou muita surpresa e estranheza no meio jurídico da UFRN a mudança de entendimento do desembargador Edvaldo Batista da Silva Júnior, do TRF da 5ª Região, em relação à decisão da universidade em acatar recomendação feita pela Comissão de Processo Administrativo Disciplinar e cassar o título de Doutor obtido por Ludimilla Oliveira, reitora da Ufersa. “É coisa raríssima o procedimento adotado pelo relator (do processo)”, confidenciou fonte jurídica da coluna.

Cassação

A alteração na opinião do juiz levou cerca de quinze dias. A primeira decisão dele sobre a liminar requerida por Ludmilla, que pede, nesse caso, que seja cancelada qualquer punição contra ela por efeitos da Decadência (norma jurídica que leva à extinção da ação), foi confirmando o que entendeu a Justiça Federal aqui em Natal, que negou o direito à reitora.

Valendo

A fonte da coluna lembrou ainda de um detalhe importante: a decisão da Comissão Interdisciplinar que recomenda a cassação de Ludmilla “continua absolutamente válida”. “Ela não foi alcançada pelo despacho do desembargador federal”, confirmou.

Ou seja

O que foi definido pela comissão da UFRN continua valendo, está vigor, em favor da cassação. O acolhimento dessa decisão por parte do reitor Daniel Diniz é que foi suspenso até que seja julgado o mérito da ação. Lembrando que a investigação feita pela universidade apontou plágio em 45% da dissertação da professora Ludimilla Oliveira. Em tempo: A UFRN pode e deverá recorrer ao Pleno do TRF5 contra a liminar do relator, através da Procuradoria Federal.

No tempo certo

Cotado para ser indicado pela governadora Fátima Bezerra para ocupar a vaga de Conselheiro do TCE-RN com a saída de Tarcísio Costa, ano que vem, o chefe da Casa Civil do Governo, Raimundo Alves, revelou à coluna: “Nunca tratei e nunca ninguém tratou comigo sobre esse assunto”. Diante da insistência da coluna, no entanto, ele nada descartou. “Tarcísio só sai em maio de 2024. Cada coisa no seu tempo”. Hum…

Articulador

Falando no Governo, a chegada de Adriano Gadelha na equipe de Fátima Bezerra foi bastante festejada. Da governadora, que disse estar “muito feliz”, passando pelos seus auxiliares, amigos e até familiares, todos fizeram questão de comemorar a nomeação do novo secretário Extraordinário de Gestão e Projetos. Que também entra para fortalecer a articulação política ao lado do chefe da Casa Civil Raimundo Alves. A atuação de Gadelha nessa seara, aliás, está sendo muito esperada.

Na África do Sul

Teve potiguar cozinhando para o casal Lula/Janja na África do Sul, na semana passada, durante a participação do presidente brasileiro na cúpula de líderes dos Brics. Maria da Conceição de Lima é natural de Ceará Mirim-RN e já há alguns anos cozinha para a embaixada do Brasil no país africano. Na ocasião, Conceição, como é conhecida, conversou com Lula e fez muitas fotos com a primeira dama

Lula em Natal

Está confirmada a vinda de Lula a Natal na próxima sexta-feira, 1° de setembro. O Governo, no entanto, ainda não tinha recebido a programação do presidente aqui no Estado até o fechamento desta edição.

Mudança

Presidente da OAB-RN, o advogado Aldo Medeiros Filho usou suas redes sociais para fazer críticas ao ex-juiz Sérgio Moro. Ao comentar sobre declarações do senador sobre possibilidade de prisão de Bolsonaro, Aldo Medeiros ressaltou, com ironia, a mudança de postura de Moro comparado a quando ele era juiz da Lava Jato. “Mas como Moro mudou, não é? Parece outra pessoa, observador dos limites do devido processo legal”, escreveu o presidente da OAB.

Novo Eraldo

Após uma entrevista bombástica ao Podcast Falei, da jornalista Thaisa Galvão, onde fez críticas ferrenhas ao adversário político e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Jaime Calado, o prefeito de São Gonçalo do Amarante Eraldo Paiva vai mudar de postura. Quem conta é o novo secretário de Comunicação do Município, Thiago Medeiros, que disse à coluna que “o novo Eraldo vai diminuir falas políticas e focar em obras”. “Ele vai focar muito mais nas agendas positivas, falar sobre as realizações, sobre o que está fazendo e o que será feito. A ideia é termos obras todos os dias para entregar para a população”, comentou o secretário.

Evitável

A vereadora Ana Paula fez uma denúncia gravíssima, durante pronunciamento na Câmara Municipal de Natal, logo após o desmoronamento de casas no bairro de Neópolis. Segundo contou a parlamentar, o seu mandato já havia tentado diversas vezes evitar a tragédia, pedindo providências para limpeza e recuperação do muro de arrimo da lagoa de captação Ouro Preto, que caiu levando oito casas junto, mas foi solenemente ignorada pela Prefeitura.